Curitiba é o terceiro destino do Brasil com mais viagens corporativas

XV CURITIBA
5 Min Read
Curitiba é o terceiro destino do Brasil com mais viagens corporativas. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Com aumento de 13% na quantidade de diárias, Curitiba foi a terceira cidade do país que mais recebeu turistas para viagens corporativas em 2023. Os dados são da plataforma especializada Omnibees e foram divulgados no evento Fórum Panrotas 2024, realizado em 5 e 6 de março.

Devido ao crescimento no último ano, a capital paranaense ultrapassou Brasília para chegar à terceira posição do ranking de viagens corporativas, liderado por São Paulo e Rio de Janeiro. Curitiba também foi uma das cidades com maior aumento no número total de pernoites, com 21%.

O estudo também divulgou a variação média das tarifas de diárias em cada cidade. Com crescimento de 16%, Curitiba ficou abaixo da média nacional, que foi de 19% no preço das diárias.

Além dos dados das cidades, o levantamento anual da Omnibees divulga estatísticas referentes às regiões do Brasil, e a quantidade de viagens para lazer nas cidades brasileiras. Confira o estudo na íntegra AQUI.

Referência em turismo de negócios

Curitiba é referência na área de turismo de negócios no Brasil devido à qualidade dos seus serviços (transporte, hospedagem e gastronomia), e infraestrutura para o turismo de negócios. A cidade oferece 158 espaços, que juntos têm capacidade para atender 245 mil pessoas.

A capital também conta com 143 meios de hospedagem – 123 hotéis, 9 flats/apart-hotéis, 9 hostels e 2 pousadas, e um total de 17.677 leitos disponíveis. Deles, 89,7% são em hotéis, 7,3% em flats ou apart-hotéis, 1,9% em hostels e 0,9% em pousadas. A cidade ainda tem o aeroporto mais bem avaliado do país e uma malha rodoviária referência.

Para fomentar ainda mais o turismo corporativo de Curitiba, o prefeito Rafael Greca sancionou, em 2017, a Lei Complementar nº 107, que reduz a alíquota do ISS de 5% para 2% para feiras, exposições, congressos, shows.

Destino Turístico Inteligente

Cidade mais inteligente do mundo em 2023, Curitiba recebeu diversos eventos no período para justificar a terceira colocação na pesquisa, e está em processo de transformação em um Destino Turístico Inteligente (DTI), em parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro, da Argentina.

A capital paranaense reforçou a posição inovadora ao ser escolhida como a cidade anfitriã da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) em 2024, que começa neste domingo (17/3). A expectativa é receber mais de mil pessoas.

Além disso, Curitiba foi uma das 12 cidades selecionadas para o Programa Turismo Futuro Brasil, oferecido pelo Sebrae Nacional em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Smart City e Expo Turismo Paraná

Em 2023, a cidade também recebeu a Smart City Expo Curitiba. O evento anual conta com especialistas do Brasil e de 35 países para discutir soluções para cidades inteligentes, e tem o objetivo de reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas.

Em 2024, a quinta edição do evento tem o tema “Reinventando cidades para todos”, e acontece nos dias 20, 21 e 22 de março no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Além disso, a capital é palco da Expo Turismo Paraná, um evento anual com as principais entidades do turismo nacional em formato de eventos paralelos, como encontros de secretários de turismo, fóruns e premiações, e uma importante agenda de capacitação profissional voltada aos agentes de viagens.

Grandes Eventos

Não é apenas no turismo de negócios que Curitiba se destaca. A cidade está em ascensão no turismo de lazer, recebendo shows de grande porte, de nomes como Red Hot Chili Peppers, Coldplay e Paul McCartney, e sendo a capital brasileira do Natal, com mais de 100 atrações gratuitas ao longo de 47 dias em 2023, e público de mais de 1 milhão de pessoas.

“Quando a iniciativa privada trabalha em conjunto com a municipal, a instituição acadêmica e a sociedade, conseguimos consolidar grandes projetos. Nesses últimos sete anos, a nossa gestão vem trabalhando para fortalecer o turismo em Curitiba e os números refletem a consolidação deste trabalho. Curitiba é o oitavo destino mais buscado nas pesquisas Google”, celebra o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.