A história da pequena Mali Pandora, filhote de onça-parda encontrada após um atropelamento no Norte do Paraná e destinada aos cuidados do Zoo de Curitiba, vai ajudar a sensibilizar as pessoas para reduzir a morte por atropelamento de animais silvestres nas estradas. Ela é um dos destaques da campanha, que faz parte do Dia Nacional de Urubuzar, do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).
Em Curitiba as atividades acontecem já a partir desta sexta-feira (12/11) e ao longo do fim de semana. As equipes de Educação Ambiental do Zoo e do Museu de História Natural Capão da Imbuia prepararam uma programação com trilhas, locais para tirar fotos para as redes sociais e orientações sobre o aplicativo Sistema Urubu, de alerta de atropelamentos de animais em rodovias (veja as informações e estatísticas abaixo).
No percurso da visita do Zoo, que agora acontece apenas a pé, sem agendamento, mas com limite de público, desenhos no chão, com a silhueta de animais como anta, jacaré, felinos e tamanduá vão chamar a atenção para os atropelamentos mais frequentes no país. Os visitantes poderão conhecer a Mali Pandora, que vai para o seu recinto depois de um período de adaptação; e também a Juma, outra onça-parda vítima de atropelamento que encontrou abrigo por aqui.
O Zoo funciona das 10h às 16h, com esvaziamento do parque às 16h30. No Museu de História Natural, as ações acontecem das 9h às 17h. Na segunda (15/11), o Zoo fecha para manutenção e o Museu, não abre em função do feriado da Proclamação da República.