Em um evento realizado no Ceará nesta sexta-feira (2/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer críticas indiretas ao empresário Elon Musk, destacando a importância da preservação do meio ambiente. Durante seu discurso, Lula mencionou a necessidade de cuidar do planeta e alfinetou os esforços de bilionários em explorar o espaço. “Em vez de ajudar, tem gente fazendo foguete, tentando procurar lugar para morar. Não tem, babaca, é aqui. Aqui na Terra”, afirmou o presidente, sem citar diretamente o nome de Musk.
O evento também marcou a sanção do projeto de lei que institui o marco do hidrogênio verde, um passo importante para a liderança do Brasil na transição energética. Lula enfatizou a responsabilidade do país nessa área e a necessidade de apoio internacional. “Uma das coisas que a gente vai fazer é cobrar do mundo rico que mandem o crédito de carbono para nós porque somos nós que temos floresta pra preservar. Eles já queimaram as deles, então ajude o que a gente está fazendo, sequestrando o carbono para o mundo ficar melhor”, disse.
Essa não é a primeira vez que Lula faz comentários sobre Musk. Em ocasiões anteriores, o presidente criticou a falta de preocupação dos bilionários com a preservação da Amazônia, apontando uma atitude de negacionismo climático. “Hoje, temos gente que não acredita que o desmatamento prejudica o planeta Terra”, comentou Lula, reforçando a necessidade de um compromisso global com a sustentabilidade.