O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, teve as contas de sua campanha aprovadas sem ressalvas pela 176ª Zona Eleitoral da cidade. A Justiça Eleitoral concluiu pela total regularidade dos recursos arrecadados e aplicados durante o pleito de 2024.
“Essa aprovação irrestrita é um reflexo do nosso compromisso com a transparência e a integridade que pautaram nossa campanha. É uma conquista que vai além de nós, representando todos que defendem uma política ética e responsável”, afirma Eduardo Pimentel.
A decisão foi fundamentada em parecer técnico e na manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral, ambos reforçando que todos os documentos obrigatórios foram apresentados dentro do prazo e que as movimentações financeiras atenderam rigorosamente às normas da Resolução nº 23.607/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos termos do art. 74.
Eduardo Pimentel foi eleito prefeito de Curitiba nas eleições de 2024 ao lado de seu vice, Paulo Martins, com 57,64% dos votos válidos (531.029).
Eduardo Pimentel será diplomado prefeito de Curitiba na próxima quinta-feira (19/12) e toma posse no dia 1º de janeiro. Desde o fim de novembro, ele já começou a montar o seu secretariado para a gestão 2025-2028. Todos os nomes que irão compor o primeiro escalão da Prefeitura serão anunciados ainda esta semana.
O vice-prefeito Paulo Martins (PL) foi confirmado como o próximo secretário de Desenvolvimento Econômico. O vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos) será o novo secretário do Governo Municipal, enquanto Amália Tortato (Novo), também vereadora reeleita, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Humano.
Médica com 20 anos de experiência e servidora de carreira do município, Tatiane Filipak será a nova secretária municipal de Saúde. O advogado Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, especializado em gestão de políticas públicas na área educacional, irá assumir a Secretaria Municipal de Educação.
Secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, entre 2017-2021, Vitor Puppi volta ao comando da pasta a partir de 2025. Puppi também assumirá a Secretaria Extraordinária de Parcerias e Concessões, que será criada no começo ano, sem cargo e com prazo de vigência de 90 dias. A secretaria terá a função de estruturar um novo órgão, possivelmente, uma Sociedade de Economia Mista para tratar de possíveis concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Elisandro Pires Frigo, será o secretário municipal de Administração. O delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Rafael Ferreira Vianna, será o novo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito.
O jornalista Marc Sousa irá assumir a Secretaria Municipal da Comunicação Social e a Fundação de Ação Social (FAS) será presidida por Renan de Oliveira Rodrigues, servidor público de carreira do órgão.
Eduardo Pimentel também anunciou a manutenção de nomes da atual administração: a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; e o superintendente da Guarda Municipal, Celso dos Santos.
A atual secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, aceitou o convite para assumir a presidência do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).