O vice-prefeito Eduardo Pimentel abriu nesta segunda-feira, 18, as programações da Semana Nacional do Trânsito em Curitiba. Pimentel assinou com diversas instituições envolvidas uma carta de intenções para planejamento de ações que possam tornar o trânsito mais seguro. O documento é a reafirmação do compromisso assumido com o Projeto Vida no Trânsito, destinado a apresentar soluções e a auxiliar na redução de mortes no trânsito até o ano de 2020. “Esta é uma semana muito importante para conscientização da população sobre as melhores práticas a serem desenvolvidas no trânsito, em ação conjunta”, disse Pimentel.
O secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, destacou o elevado número de mortes registradas anualmente no Brasil. “A sociedade tem um papel muito importante para contribuir na redução esse problema. Em média, o Brasil tem 50 mil mortes no trânsito. Grande parte delas poderia ter sido evitada com cuidados básicos: utilizar a faixa de pedestres, não falar ao celular enquanto estiver dirigindo e usar o cinto de segurança”, enumerou.
Também presente no evento, a secretária de Saúde, Márcia Huçulak, relacionou a segurança no trânsito com a melhoria na saúde da população. “Diminuindo acidentes, evitamos óbitos e sequelas que ficam para o resto da vida, com consequências graves para a pessoa e para a sociedade”, afirmou.
(fotos: Pedro Ribas/ANPr)