A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu pela demissão do técnico Dorival Júnior do comando da Seleção Brasileira. A decisão será oficializada na tarde desta sexta-feira (28), durante reunião marcada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. A informação foi antecipada pelo jornalista Rodrigo Mattos, em coluna publicada no site Uol.
Segundo o portal, a reunião contará com a presença do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que deve discutir os problemas enfrentados durante a gestão de Dorival. O diretor de seleções, Rodrigo Caetano, também participará do encontro. Apesar da discussão, não há expectativa de reversão da decisão.
Dorival Júnior assumiu a Seleção Brasileira em janeiro de 2024, após deixar o comando do São Paulo, com contrato válido até o final da Copa do Mundo de 2026. No entanto, o desempenho da equipe sob seu comando gerou insatisfação interna. O ponto decisivo para sua saída foi a goleada sofrida para a Argentina por 4 a 1, na última terça-feira (25), em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
Durante sua passagem pela Seleção, Dorival comandou 16 partidas, acumulando sete vitórias, sete empates e duas derrotas. A equipe marcou 25 gols e sofreu 17. Na Copa América de 2024, o Brasil foi eliminado nas quartas de final, após derrota para o Uruguai.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição na tabela das Eliminatórias, com 21 pontos. Os seis primeiros colocados garantem vaga direta na Copa do Mundo de 2026, enquanto o sétimo precisará disputar a repescagem.