A queda de dois balões de grande porte mobilizou a Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã de domingo (1º). Os objetos caíram em uma área rural do município e atingiram diversas árvores, chamando a atenção das autoridades locais.
Segundo a Guarda Municipal, os responsáveis pelos balões não estavam presentes no local no momento da queda, e, por isso, ninguém foi autuado. Apesar da prática ser comum durante o período de festas juninas, soltar balões é considerado crime ambiental no Brasil, mesmo quando não há danos imediatos.
A ocorrência reforçou o alerta de autoridades sobre os riscos envolvidos nesse tipo de atividade, especialmente em áreas com vegetação e infraestrutura vulneráveis.
De acordo com a legislação ambiental brasileira, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é crime, com pena prevista de detenção de um a três anos, além de multa.
Casos como esse devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo número 193. Em flagrante, a Polícia Militar também pode ser acionada pelo telefone 190.






