A bombástica notícia desta sexta-feira (04), de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi conduzido coercitivamente para o aeroporto de Congonhas, para prestar depoimento a Polícia Federal, culminou na manifestação em todo país, de pessoas a favor e contra Lula.
Diversos posts bombaram nas redes satirizando o episódio. Mas, uma cena muito interessante chamou a atenção dos curitibanos e paranaenses: os diretores da APP – Sindicato do Paraná, Hermes Silva Leão e Marlei Fernandes de Carvalho foram fotografados segurando um cartaz com a frase: “Mexeu com Lula, mexeu comigo”.
Imediatamente, a nossa página XV Curitiba postou a foto com o comentário:
“Nesse horário eles não deveriam estar em sala de aula trabalhando? E, eis que encontramos nada mais nada menos, que os dirigentes da APP – Sindicato do Paraná protestando a favor do Lula na frente da PF, em Curitiba, agora de manhã. Marley e Hermes firmes e fortes, empunhando cartazes de apoio ao ex-presidente e contra a Operação Lava Jato. Certamente essa atividade paralela deve ter o aval dos professores, que todos os meses pagam a mensalidade do sindicato que vem descontada em folha de pagamento. É assim que eles gastam o dinheiro, com ações a favor do PT e contra a Polícia Federal e o juiz Sérgio Moro. Há um ano eles comandaram a invasão à Alep. Detalhe: a foto foi tirada lá pelas 11h.”
Muitas pessoas curtiram e compartilharam, e num dos compartilhamentos da página XV Curitiba no facebook, a assessora de Imprensa da APP – Sindicato, Nani Piveta, manifestou sua defesa:
“[…] apenas alguns contrapontos enquanto assessora de imprensa da APP-Sindicato: a direção estadual do Sindicato, assim como alguns representantes regionais, chefes de NRE’s e cargos admisbtrativos possuem, com respaldo da Lei a garantia da liberação das atividades em sala de aula. Os representantes desta atual direção, eleita em votação pelos sindicalizações, possuem sim posições políticas (tem petista, tem peemedebista, e também tem os não filiados). A presença da Marlei, Hermes e dos outros representantes da categoria que estavam na manifestação de hoje é porque o Sindicato em sua visão de construção democrática acredita e defende que todos os políticos devem ser julgados pelos seus crimes, desvios, sonegações de maneira igualitária, e não, puramente partidária. A defesa por Lula é simbólica, é por uma sociedade mais justa para – inclusive nossos alunos e alunas. Bjos! (Nani Piveta)
Agora, algumas perguntas para reflexão:
– Mais importante que estarem em sala de aula, é estarem no meio da manifestação defendendo Lula?
– Que eles possuem “posição política”, ok!!! Isso não passa despercebido, a começar pela bandeira da CUT estampada em todas as suas camisetas, site, e divulgações.
– Agora, falar que: “o Sindicato em sua visão de construção democrática acredita e defende que todos os políticos devem ser julgados pelos seus crimes, desvios, sonegações de maneira igualitária, e não, puramente partidária. A defesa por Lula é simbólica, é por uma sociedade mais justa para – inclusive nossos alunos e alunas”. Não sei se é pra rir ou chorar!!! Se todos os políticos devem ser julgados por seus crimes, etc., etc., não entendi porque defender Lula simbolicamente, em busca de uma sociedade mais justa???