Curitiba é conhecida pelo seu clima frio, considerada uma cidade de estilo europeu no Brasil. Com a chegada do outono, o que não faltam são opções para curtir a cidade e seu clima.
Pontos turísticos famosos são as primeiras possibilidades que passam pela cabeça dos turistas. É o caso do conhecido Jardim Botânico, cartão-postal da capital paranaense. O Jardim Botânico foi construído em 1991 e conta com duas estufas — no entanto, apenas uma é aberta ao público, a outra é destinada, exclusivamente, às pesquisas.
A estufa aberta ao público é formada por três abóbadas, em estilo Art Nouveau, inspiradas no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. Além da beleza arquitetônica, a vista a partir do interior da construção é também imperdível.
Para quem prefere o lazer dentro de casa em dias frios, também existem inúmeras opções. Reunir os amigos para preparar jantares com vinhos ou acompanhar as conhecidas cervejas artesanais de Curitiba. O friozinho da cidade é perfeito para curtir uma sessão de filmes ou uma noite de jogos. Para colaborar com a diversão, há hoje diversas plataformas de cassinos online que atraem novos jogadores com bônus sem depósito. É uma modalidade cada vez mais popular no Brasil, e o legal é que dá pra jogar sozinho também — disputando com outros jogadores no ambiente virtual.
E se você gosta de curtir o clima curitibano nas ruas elegantes da cidade, aproveite as dicas abaixo para planejar o seu roteiro.
Uma cidade completa
Para quem vai conhecer a cidade pela primeira vez, a Linha Turismo é uma ótima opção. Trata-se de um ônibus panorâmico que percorre praticamente todos os pontos turísticos da cidade. Depois você pode escolher os que mais te atraíram e visitar separadamente cada um.
Um dos locais que com certeza merece uma visita detalhada é a Ópera de Arame, um teatro flutuante construído acima do lado do Parque das Pedreiras, cercado por uma paisagem natural espetacular. É provavelmente o teatro mais famoso do Brasil. A Ópera de Arame tem uma bela estrutura, com teto transparente. Recebe frequentemente todo o tipo de espetáculo, do clássico ao popular.
Se você se encantar pela natureza ao redor da Ópera de Arame, há outros parques em Curitiba que não pode deixar de visitar. O Parque Tanguá conta com uma área de 235 mil metros quadrados. Próximo ao Rio Barigui, conserva a flora nativa. O parque possui uma cascata, dois lagos, um túnel artificial para ser visitado de barco ou a pé, mirante, ciclovia, pista de cooper e lanchonete.
Cultura alemã
Fonte: Pexels
Todo o estado do Paraná recebeu inúmeros imigrantes alemães após a Primeira Guerra Mundial, nos anos 1920, e até hoje podemos encontrar descendentes dessas famílias em Curitiba. Esses imigrantes, é claro, influenciaram fortemente a cultura e a economia locais. No bairro São Francisco, por exemplo, ainda existem casarões que foram construídos pelos alemães nessa época.
Para conservar essa história, Curitiba inaugurou, em 1996, o Bosque Alemão. A construção foi feita no terreno de uma antiga chácara de uma das famílias migrantes — a família Schaffer. Possui 38 mil metros quadrados de mata nativa, uma réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos e a Praça da Poesia Germânica, que reproduz a fachada da Casa Mila, uma construção germânica do início do século XX.
O Bosque Alemão ainda conta com um mirante em madeira, com vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar, e uma trilha que narra o conto João e Maria, dos irmãos Grimm.
Outros pontos turísticos
O Museu Oscar Niemeyer é outro ponto famoso da cidade. É também conhecido como Museu do Olho, devido ao formato da construção. O museu é formado por um complexo de dois prédios e, além do próprio espetáculo arquitetônico, abriga exposições de arte.
Não se pode visitar Curitiba sem conhecer o Centro Histórico, ou o Mercado Municipal. Vale também um passeio de trem até Morretes, por uma conhecida ferrovia que fica em meio a Mata Atlântica.
A Feirinha do Largo da Ordem, a Torre Panorâmica ou até o famoso Hard Rock Café de Curitiba são outros locais que chamam a atenção. Como pode ver, opções de lazer na cidade nunca faltam, em qualquer estação do ano.