Deputado Goura reforça ampliação da fiscalização ambiental com Força Verde no Paraná para proteção da biodiversidade

Deputado Goura reafirma compromisso com fortalecimento da Força Verde para ampliar fiscalização ambiental e proteger o meio ambiente no Paraná

O deputado estadual Goura, do PDT, reuniu-se na última terça-feira (24) com o tenente-coronel Álvaro Gruntowski, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV). A reunião teve como objetivo alinhar ações para ampliar a fiscalização ambiental no Paraná, voltando o foco para a proteção da biodiversidade, combate ao desmatamento e às práticas ilegais de caça e pesca.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para aumentar a presença da Força Verde em Unidades de Conservação e fortalecer a estrutura operacional por meio da captação de recursos para novos equipamentos e a criação de bases de apoio. Além disso, Goura ressaltou a importância da realização de convênios institucionais que auxiliem nas fiscalizações e na punição de crimes ambientais.

Conforme informação divulgada pela assessoria do deputado Goura, a pauta reforça o compromisso com um meio ambiente equilibrado, mostrando que o esforço conjunto entre o Legislativo e a Polícia Militar do Paraná é fundamental para garantir a integridade dos biomas presentes no estado.

Proposta para criação do 2º Batalhão de Polícia Ambiental visa ampliar atuação

Um dos pontos centrais da reunião foi a defesa do deputado Goura pela criação do segundo Batalhão de Polícia Ambiental no Paraná. Essa iniciativa, formalmente proposta em 2022, tem como objetivo expandir a capacidade de atuação da Força Verde em todo o estado.

Goura explicou que a criação de mais um batalhão traria resultados práticos significativos, aumentando a eficiência das ações de fiscalização e proteção. Em novembro daquele ano, ele encaminhou o ofício nº 5732/2022 à Secretaria de Estado da Segurança Pública solicitando oficialmente essa ampliação.

Importância do fortalecimento institucional e fiscalização para conservação ambiental

O deputado destacou que o controle público é essencial para garantir a preservação dos ambientes naturais e a eficácia das políticas ambientais. Segundo ele, o fortalecimento da Força Verde é a melhor forma de assegurar que as punições para crimes ambientais realmente sejam aplicadas.

Goura complementou que essa ampliação vai beneficiar diretamente todas as Unidades de Conservação do Paraná, preservando a biodiversidade e os remanescentes florestais fundamentais para o equilíbrio ecológico do estado.

Comandante da Força Verde agradece apoio e destaca pioneirismo no país

O tenente-coronel Álvaro Gruntowski agradeceu a visita e o apoio do deputado Goura às pautas de fortalecimento operacional e institucional do BPAmb-FV. Ele ressaltou que o batalhão é o segundo do país em sua área de atuação e que completará 69 anos em 4 de abril.

Segundo o comandante, esse pioneirismo evidencia a visão estratégica da Polícia Militar do Paraná em incorporar a proteção ambiental como uma de suas funções essenciais, consolidando um modelo que agora busca expansão para atender melhor todo o território paranaense.

Compartilhe o artigo