A deputada federal do PT Carol Dartora publicou nesta terça-feira (3) um vídeo nas redes sociais em que critica a atuação da Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à população em situação de rua. Na gravação, a parlamentar afirma que o município tem adotado práticas que, segundo ela, estigmatizam pessoas em vulnerabilidade e questiona a exposição de uma mulher negra em campanha institucional recente.
Durante o vídeo, Dartora declarou que mulheres em situação de rua estão entre os grupos mais vulneráveis à violência física, sexual e psicológica. Para a deputada, políticas públicas devem priorizar acolhimento, moradia, acesso à saúde e assistência social, além de medidas que garantam continuidade do cuidado após atendimentos emergenciais. Ela também afirmou ser necessário avaliar quais ações asseguram reinserção social e dignidade a essa população.
A parlamentar citou como exemplo um caso ocorrido na sexta-feira, 9 de janeiro, quando foi realizada a primeira internação psiquiátrica involuntária após a publicação de uma nova norma municipal que autoriza esse tipo de procedimento. Na ocasião, uma mulher em situação de rua foi internada mesmo após recusar atendimento.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a mulher apresentava quadro grave de desorientação, agitação e confusão, circulando entre veículos na Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres. Ainda conforme a administração municipal, ela estaria intoxicada pelo uso de drogas ilícitas e colocava em risco a própria vida e a segurança de pessoas que transitavam pela região.
No vídeo, a deputada do PT afirmou que situações desse tipo precisam ser acompanhadas por políticas que garantam cuidado contínuo, acolhimento adequado e respeito aos direitos humanos. Ela também reiterou compromisso com o combate ao racismo, a defesa dos direitos trabalhistas e a preservação da democracia, relacionando esses temas à forma como o poder público lida com a população em situação de rua.
Ver essa foto no Instagram

