A tradicional Maratona de Curitiba já tem data marcada para retornar. No dia 20 de novembro, atletas do Brasil e de outros países vão correr pelas ruas da capital paranaense.
A prova é uma tradição que a cidade cultiva desde 1997 e foi interrompida por dois anos por causa da pandemia da covid-19.
A corrida será organizada pela Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte, que foi a vencedora do chamamento público feito pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). As inscrições para a prova vão começar em junho.
O prefeito Rafael Greca tratou do tema, nesta terça-feira (26/4), com representantes das empresas Global Vita, Procorrer e Sportion e da Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e de Esportes Outdoor (Abraceo).
“Esta é a primeira reunião preparatória da Maratona de Curitiba 2022, marco dos 200 anos da formação do Brasil. Nós nos reunimos para definir os percursos dessa maratona”, afirmou o prefeito. A reunião aconteceu no Palácio 29 de Março.
Segundo os organizadores, a expectativa é que a Maratona de Curitiba reúna de 12 mil a 14 mil atletas do Brasil e de outros países com tradição de maratonistas. A premiação será a maior do país para uma corrida de rua em 2022. O total de prêmios vai chegar a R$ 192 mil. O primeiro colocado vai receber R$ 40 mil.
Turismo
Greca explicou que a Maratona de Curitiba também vai movimentar o turismo, com a ocupação dos hotéis pelos atletas que virão para a cidade. Uma feira esportiva será feita na semana que vai anteceder a prova. A Maratona de Curitiba terá provas de 42 km, 10 km e 5 km.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, o diretor de Esporte, Helton Stais, o vereador Marcelo Fachinello, o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza, e os empresários Raul e Arthur Trauczynski, Tadeusz Natalio Tymowicz e Marcos Pinheiro participaram da reunião.