A demanda por seguro de carro para quem opta por ter o carro próprio não para de crescer no Brasil. Mesmo com fatores externos que impactaram negativamente no mercado automobilístico, como a pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, a inflação que atingiu o setor não foi suficiente para frear o crescimento da demanda no ramo do seguro para automóveis.
Segundos dados registrados pelo Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), a demanda para contratação de seguro de carro aumento de 38,84% em agosto de 2022 em relação ao mesmo mês do ano anterior e um crescimento de 12,6% se comparado com julho de 2022. Os números mostram uma forte tendência de alta deste tipo de serviço para quem opta por ter o próprio carro.
Nesse cenário de aumento, o estado do Paraná lidera o ranking com 290% de crescimento no setor. Em seguida, estão Rio Grande do Sul (215,8%), Rio de Janeiro (167,35%), Minas Gerais (68,75%) e São Paulo (28,10%).
Dentre os fatores responsáveis por este crescimento acelerado estão a ‘dor de cabeça’ gerada por acidentes quando o veículo não está segurado e o aumento no número de carros circulando nas cidades em um cenário de retomada das atividades econômicas com o controle da pandemia da Covid-19.
De acordo com a pesquisa realizada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros, caminhões e ônibus cresceram cerca de 3,74% no Brasil, na comparação entre julho de 2022 e o mesmo período do ano anterior, o que pode ser explicado, em parte, pela redução do Imposto Sobre Produtos (IPI) dos veículos, publicada pelo Governo Federal.
Outro fator que colabora para o aumento considerável na demanda dos seguros de carro é o surgimento e desenvolvimento das chamadas insurtechs, startups que atuam no mercado de seguros e que promoveram uma revolução de grande impacto no funcionamento das seguradoras. Com isso, o crescimento da competição no ramo fez com que as corretoras precisassem de adaptação, gerando facilidades e condições mais vantajosas para os clientes que desejam ter seguro de carro.
Algumas dessas ‘facilidades’ são vantagens como a velocidade para obter uma cotação para seguro de carro, realização de procedimentos que podem ser feitos totalmente online e a menor burocracia para contratar o serviço.
Seguro viagem
Outro segmento que teve crescimento acentuado após reabertura das fronteiras no cenário pós-covid-19 foi o de seguro viagens. Após avanço da vacinação em todo o mundo e ampla redução no número de casos da doença, as pessoas voltaram a viajar e, com isso, o setor reaqueceu.
O seguro viagem cobre despesas com emergências médicas, bagagem perdida e até cancelamento de viagem no período contratado pelo cliente. O serviço é obrigatório para entrar em vários países durante a viagem.
De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a demanda do seguro viagem por parte dos viajantes teve um aumento de 230% nos primeiros seis meses de 2022, em comparação com o primeiro semestre de 2021.
Dentre os principais países buscados pelo brasileiro na hora de viajar, estão Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Portugal.