Conecte-se conosco

Notícias

Em Curitiba aulas presenciais da rede municipal estão suspensas até 06 de abril, aulas a distância começam segunda-feira (15)

Publicado

em

Com a manutenção do ensino totalmente remoto até abril, a rede municipal de ensino vai retomar, na próxima segunda-feira (15/3), a programação única da TV Escola Curitiba para as crianças e estudantes, sem divisão por grupos, como foi necessário nestas duas últimas semanas para que houvesse a continuidade da sequência pedagógica.

Desta quarta-feira (10/3) a sábado (13/3), o conteúdo ainda será separado para os grupos A e B mas, a partir da segunda-feira, as videoaulas seguem o fluxo normal do currículo para todos.

O decreto número 525/2021, que fixa o formato remoto até 6 de abril, foi publicado nesta terça-feira (09/03) em Diário Oficial.  Depois dessa data, a definição sobre a retomada do formato híbrido (presencial + videoaulas) dependerá da análise das autoridades de saúde.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o retorno ao ensino totalmente remoto foi necessário devido ao cenário da pandemia da covid-19 na cidade.

“Garantimos a todos o direito à educação, mesmo que seja no remoto. Fizemos reuniões com as equipes da saúde nesta segunda e terça, temos a compreensão de que o momento que se apresenta agora exige o ensino remoto, que já aplicamos em 2020”, afirmou a secretária.

“A manutenção do remoto até pelo menos essa data levou em conta vários fatores, a viabilização das videoaulas, reorganizar os grupos, a logística da entrega dos kits de alimentação suplementar, enfim, é uma organização ampla”, afirma.

 

Como fica a programação?

No início do ano letivo, crianças e estudantes do formato híbrido foram divididos em dois grupos (A e B) para frequentar alternadamente as salas de aula.

Com o retorno ao formato totalmente remoto, a programação das videoaulas foi adaptada para garantir a sequência dos conteúdos das crianças e estudantes que estavam no híbrido – grupos A e B -, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Até o final desta semana, quem está no Grupo A (presencial na primeira semana) deve assistir às videoaulas nos canais 4.2 (Rede Massa) e 9.2 (Paraná Turismo).

E quem é do Grupo B (que iria para a aula presencial no dia 1º de março) ou quem optou pelo formato remoto desde o início do ano letivo, deverá acompanhar as videoaulas no canal 16.4 (TV Evangelizar).

O mesmo material também fica disponível no YouTube, no canal TV Escola Curitiba, separado em playlists.

O conteúdo inclui propostas da educação infantil e videoaulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas são elaboradas e ministradas pelas equipes de professores da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo foi desenvolvido com base no currículo da rede municipal, especialmente no material elaborado para 2021, os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição.

Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná nos canais 7.2 e 7.3 (Aula Paraná).

Grade semanal para 2021 na rede municipal

Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Pedagógica), Língua Portuguesa (Adequação Pedagógica) e Literatura

Publicidade