Nesta terça-feira, 12 de novembro, a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiram um alerta para Curitiba e região metropolitana devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes. O alerta, que tem grau de severidade classificado como Perigo, indica que as condições climáticas podem se agravar, afetando várias regiões e necessitando cuidados da população.
O INMET informou que o alerta se inicia às 10h desta terça-feira (12) e segue até as 10h de quarta-feira (13). A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia. Os ventos podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h, o que aumenta os riscos de quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.
Áreas Afetadas
Além de Curitiba e sua região metropolitana, outras áreas poderão ser impactadas, como:
- Itapetininga
- Centro Oriental Paranaense
- Litoral Sul Paulista
- Norte Pioneiro Paranaense
- Bauru
- Assis
- Macro Metropolitana Paulista
Para garantir a segurança, a Defesa Civil orienta a população a adotar as seguintes medidas:
- Em caso de chuva intensa enquanto estiver na rua: Procure um local seguro e evite se abrigar sob árvores e estruturas metálicas. Isso vale tanto para pedestres quanto para motoristas.
- Se estiver dirigindo: Reduza a velocidade e redobre a atenção nas vias, pois podem ocorrer alagamentos repentinos.
- Dentro de casa: Evite o uso de celular enquanto ele estiver carregando, para reduzir o risco de choque elétrico.
- Recolha o lixo temporariamente: Para evitar entupimentos nas vias, guarde o lixo já colocado para coleta.
A Defesa Civil está à disposição para emergências pelo telefone 199. Para comunicar a Prefeitura de Curitiba sobre estragos causados pela chuva, utilize o telefone 156, o aplicativo 156 ou o site central156.org.br.