Defensoria e Ministério Público recomendam suspensão de campanha com Smurfs do Super Muffato

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Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) recomendaram a suspensão imediata de uma campanha publicitária do Super Muffato que utiliza os personagens Smurfs para promover ações de marketing. O material, veiculado tanto nas lojas físicas quanto em canais digitais da rede, incentiva consumidores a adquirir produtos e acumular selos que podem ser trocados por bonecos infantis.

Segundo as instituições, a iniciativa pode configurar publicidade abusiva direcionada ao público infantil. No documento administrativo enviado à empresa, foi estipulado prazo de 72 horas para que a rede se manifeste e interrompa a campanha. Caso a recomendação não seja atendida, medidas judiciais poderão ser adotadas.

O defensor público Fernando Redede, coordenador do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da DPE-PR, ressaltou que tribunais superiores já reconhecem a ilicitude de campanhas que, ainda que voltadas a adultos, utilizam apelos a crianças para estimular o consumo. “Ações, sejam da administração pública, sejam de entidades privadas, devem sempre ser orientadas pelo melhor interesse das crianças, o que inclui as práticas comerciais”, afirmou. O documento também é assinado pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON).

A recomendação aponta que a campanha aproveita-se da inexperiência do público infantil, exercendo pressão consumista por meio de diferentes canais de divulgação, como redes sociais, exibições antes de sessões de cinema de filmes infantis e emissoras de televisão. Para DPE-PR e MPPR, essa estratégia amplia o alcance e o potencial impacto sobre crianças, reforçando a necessidade de sua interrupção.

 

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