A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (2) repudiando um comentário feito por Guilherme Beltrão, apresentador da CazéTV, durante o programa Zona Olímpica. A declaração, considerada machista, levantou um intenso debate nas redes sociais após a nadadora e medalhista pan-americana Gabriela Regly expressar sua indignação com o ocorrido.
O comentário polêmico foi feito na noite de quinta-feira (1), quando Beltrão discutia a participação de atletas que não possuem chances de medalha nas Olimpíadas de Paris 2024. Ele afirmou que “o camarada do nado sincronizado que não tem chance de medalhas tem que ir (para os Jogos Olímpicos) por dois objetivos: se superar e comer gente”. A reação dos demais integrantes da bancada, que inclui Casimiro Miguel, o ator Fábio Porchat, a jogadora de vôlei Adenízia e o jornalista Igor Rodrigues, foi de risadas, o que ampliou a repercussão negativa do episódio.
Em resposta, Gabriela Regly utilizou suas redes sociais para publicar um vídeo criticando a fala de Beltrão. “Isso é um completo absurdo. Isso é uma falta de respeito com o atleta, uma falta de respeito com a gente. Treinamos numa seleção brasileira para disputar um Pan-Americano, um Mundial e um Sul-Americano, mais de oito horas por dia. A gente treina muito, a gente fica tão cansada que a gente não consegue sair para jantar com a nossa família no fim do dia”, disse a atleta, destacando o esforço e a dedicação dos atletas brasileiros.
A CBDA, em sua nota oficial, ressaltou a importância dos Jogos Olímpicos para os atletas e repudiou qualquer comentário que desmereça o esforço e a dedicação desses competidores. “A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) repudia as declarações feitas por alguns dos integrantes do programa Zona Olímpica, da CazéTV. Os Jogos Olímpicos são o sonho de todo e qualquer atleta e nenhum outro objetivo se sobrepõe a sua performance competitiva. Por isso, se dedicam por anos até chegar ao auge do esporte”, declarou a entidade.
Casimiro Miguel, fundador da CazéTV, também se pronunciou sobre o incidente. Ele explicou que o comentário de Beltrão não foi dirigido especificamente aos atletas brasileiros e que se tratava de um “exemplo hipotético” sem intenção de desrespeitar a modalidade ou os esportistas. Apesar da explicação, a repercussão negativa continua a crescer, com diversas personalidades e internautas expressando apoio a Gabriela Regly e criticando a postura dos participantes do programa.