Para quem não sabe, Curitiba é a sede da maior fábrica de seringas e de agulhas do país. A Becton, Dickinson and Company, (BD) fica localizada no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e devera ser a principal fornecedora dos insumos para a vacinação contra o Covid-19.
Além da BD, exixtem mais duas empresas no Brasil de seringas e agulhas, que juntas produzem 1,5 bilhão por ano. O Brasil contabiliza uma média de 400 milhões de seringas para a vacinação contra o coronavírus, o que a princípio teria de sobra no território nacional.
O que não é bem assim, explica o Diretor de Assuntos Corporativos da BD, Walban Souza em entrevista ao Bem Paraná “Temos que ter razoabilidade e responsabilidade para não deixar faltar no mercado tradicional. Paciente com Covid, quem está no hospital, precisa de seringa. E paciente Covid precisa de seringa hoje, a vacina é uma promessa de futuro”, afirma Souza. “Tudo que estamos fazendo de esforço e oferta vem de uma capacidade adicional de produção, considerando o abastecimento dos serviços contratados. Não vamos competir por licitação, venda, sem ter certeza que todos os compromissos que já temos serão cumpridos”.