Nos últimos dias, um dos principais assuntos nos noticiários e redes sociais do Brasil foi o aborto, devido ao projeto de lei assinado por 32 deputados que equipara o procedimento de interruppção de gestação ao crime de homicídio.
O PL 1904/2024 acrescenta alguns parágrafos a quatro artigos do Código Penal Brasileiro, instituído na década de 1940, e as pessoas envolvidas em um aborto após 22 semanas de gestação podem ser condenadas pelo crime de homicídio simples, com penas que podem variar de 6 a 20 anos de reclusão.
Antes do assunto vir à tona no Brasil, os Estados Unidos já enfrentavam um processo de retrocesso semelhante, em que a Suprema Corte permitiu que vários estados norte-americanos acabassem com o direito das mulheres de terem autonomia sobre seus corpos. Desde junho de 2022, cerca de 21 estados da federação passaram a criminalizar o aborto.
Na 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, dentro da Mostra Competitiva Internacional, a diretora Lynne Sachs apresenta o curta-metragem “Contrações”, que se passa em Memphis, cidade do Tennessee, um dos estados em que a proibição foi aprovada. A cineasta utiliza suas décadas de experiência de produção de contraimagens feministas para conduzir uma performance com 14 mulheres e alguns de seus companheiros, criando invisíveis visibilidades e emudecidos discursos diante de uma clínica de aborto, cujo trabalho precisou ser interrompido depois dessa decisão.
Assista ao trailer:
“Contrações” será exibido nos dias 16, às 18h, e 18 de junho, às 16h, no Cine Passeio. O curta será exibido junto com os curtas “Caindo”, “Capturar o Fantasma”, “Sonhos Como Barcos de Papel” e Rinha”.
Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16.
O Olhar de Cinema é um dos mais importantes eventos dedicados à sétima arte no Brasil, reunindo, na 13ª edição, mais de 80 produções, entre longas e curtas-metragens de todo o mundo, que podem ser conferidas até o dia 20 de junho. As sessões ocorrem no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC. As sessões no Teatro da Vila são gratuitas. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil.
Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema.
A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos do Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição.