O curitibano João Pedro Novochadlo, cofundador do Veever—startup de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e auditiva—foi agraciado com duas premiações durante o BRICS Business Fórum, principal evento de negócios do bloco, realizado no dia 18 no World Trade Center Moscou, na Rússia. Ele recebeu os prêmios BRICS Solution Awards e BRICS Future Makers.
Novochadlo conquistou o BRICS Solution Awards, que reconhece iniciativas tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos países membros. A solução, lançada em 2019, é desenvolvida por ele e por seu sócio, Leonardo Custodio – um aplicativo voltado para pessoas com deficiência visual, que posteriormente passou a abranger também pessoas com deficiência auditiva. “Quando se trata de acessibilidade para pessoas com deficiência, infelizmente nosso mundo não provê a infraestrutura necessária para atender às expectativas de qualidade de vida dessas pessoas. Fui agraciado na categoria de plataformas e soluções digitais para o cidadão”, explica.
Chamado Veever, o aplicativo é gratuito e utiliza tecnologia de microlocalização para facilitar a interação e locomoção de pessoas com deficiência visual e auditiva em ambientes urbanos, tanto internos quanto externos. Para seu funcionamento, são necessários quatro elementos tecnológicos: smartphones, beacons (dispositivos que emitem sinais de rádio via Bluetooth), computação em nuvem e inteligência artificial. A implementação mais recente da solução ocorreu este ano no Rock in Rio, mapeando pontos de interesse da Cidade do Rock.
Além disso, Novochadlo recebeu a premiação individual BRICS Future Makers, que reconhece inovadores, empreendedores e criativos dos 15 países do bloco que estão contribuindo para o desenvolvimento futuro de maneira geral. Além dos reconhecimentos, João foi convidado a participar como painelista no BRICS Innovation Summit 2025, na África do Sul, recebeu um incentivo financeiro da União Chinesa de Empreendedorismo e uma bolsa de pós-graduação em uma das maiores plataformas educacionais do Oriente Médio e Norte da África.
“Foram cerca de 1.300 inscritos e fui o único brasileiro finalista. Além do evento, visitamos o Skolkovo Innovation Center, maior campus tecnológico da Europa, e hubs de inovação e empreendedorismo da Iniciativa Nacional de Tecnologia da Rússia, onde participamos de atividades como criar propostas e iniciativas tecnológicas para o bloco, discutir soluções e plataformas que foram apresentadas como sugestões para a cúpula”, ressalta.
O evento contou com a presença do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, além de representantes governamentais e da comunidade empresarial dos países do BRICS. O objetivo foi discutir as próximas iniciativas e atividades para o próximo ano dos países membros.
Sobre João Pedro Novochadlo — Mestre em Empreendedorismo Social pela Universidade do Sul da Califórnia, Novochadlo foi Head de Marketing da Socios.com e Diretor de Inovação, Marketing e Comunicação no Club Athletico Paranaense. O curitibano esteve à frente da DescentraEduca—uma iniciativa voltada à educação sobre tecnologias descentralizadas—e é fundador da Veever, startup de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. Atualmente, também atua como consultor de tecnologia para a Ag.cwb—Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.