Conecte-se conosco

Curitibanices

Curitibana faz 15 anos e troca presentes por doações a pacientes do Hospital do Idoso

Publicado

em

Foto: Fernanda Luvizotto/Feas

O aniversário era da estudante Giovanna Mazepa Vasconcelos, mas quem ganhou presente nesta terça-feira (2/8) foi o Hospital Municipal do Idoso: centenas de produtos de higiene pessoal para os pacientes carentes internados.

Ela comemorou 15 anos no sábado (30/7) e pediu que os convidados, em vez de presenteá-la, participassem de uma ação solidária em benefício do hospital.

Giovanna é estadunidense, filha de pais brasileiros, e veio celebrar sua festa de debutante com amigos e familiares em Curitiba.

Orgulhosa, a mãe, Josiane Vasconcelos, conta que a iniciativa partiu da filha.

“A gente sempre se preocupou em passar para ela a importância de valores como solidariedade e de fazer o bem sem olhar a quem”, disse Josiane.

A escolha pelos idosos internados teve um contexto familiar. Josiane trabalha como cuidadora de idosos nos Estados Unidos e também tem uma amizade de longa data com uma funcionária do hospital.

Foram mais de 600 itens arrecadados, entre fraldas descartáveis, escovas de dente, lenços umedecidos, sabonetes, xampus, condicionadores, barbeadores descartáveis, hidratantes corporais e absorventes femininos.

“Eu queria dividir essa alegria com outras pessoas”, disse Giovanna, que participou da entrega. O primeiro donativo foi para a dona de casa Maria Fernandes Oliveira, 63 anos, que acabara de receber alta da Unidade de Terapia Intensiva, onde estava internada havia dez dias.

Emoção

“A gente vê tantos jovens perdidos, mas tantos outros preocupados em fazer o bem. Eu nunca vou te esquecer”, reagiu Maria, emocionada, diante da adolescente.

Os produtos arrecadados foram direcionados ao setor de Serviço Social do hospital, que cuidará da distribuição.

“Realmente é uma alegria ver um ato tão nobre de generosidade, de alguém tão jovem, que enche nosso coração de esperança”, agradeceu Peterson Souza, diretor executivo do hospital.

Feas

O Hospital Municipal do Idoso é administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Também é responsável pela gestão do Hospital do Bairro Novo, do programa Saúde em Casa, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), de 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce.

A Feas ainda administra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão e Fazendinha, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Central de Transporte Sanitário e a Central de Teleatendimento.

Receba as notícias do Portal XV Curitiba em seu Whatsapp, clicando aqui.