Uma cápsula respiratória feita de PVC tem ajudado pacientes em tratamento de Covid-19 na respiração e alimentação, em hospitais de Curitiba. A capsula parece um capacete de astronauta e custa aproximadamente R$ 600, sendo fabricado pela empresa paranaense chamada Medicalway.
“O aumento da demanda dos pacientes graves da Covid-19 chegou a um patamar que alguns hospitais já não possuem mais respiradores, então ele serve como um backup para economizarmos e utilizarmos os ventiladores para pacientes intubados”, disse o Coordenador médico intensivista da UTI do Hospital Marcelino Champagnat, Jarbas da Silva Motta Junior.
Segundo o coordenador esse tipo de equipamento deixa livre para outros pacientes o uso do respirador em um momento crítico de ocupação em leitos em Curitiba. A capsula funciona como uma ventilação não-invasiva, já que o respirador funciona como um capacete com filtros e exaustão antivirais e antibacterianos, capazes de realizar a renovação do ar. Outra vantagem é que a cápsula isola o paciente.