A chegada de uma frente fria e de um intenso anticiclone ao Paraná nesta semana deve derrubar as temperaturas em todo o estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as mudanças devem começar a ocorrer nesta terça-feira, 5.
Segundo o Simepar, a frente fria percorre as regiões de sudoeste para nordeste do estado, mas não deve causar muita chuva. O que deve marcar a passagem da frente fria serão as fortes rajadas de vento e a queda brusca nas temperaturas nos próximos dias. Isso porque, conforme o instituto meteorológico, na retaguarda do sistema frontal avança um intenso anticiclone frio e seco.
As projeções indicam que, com a ação dos fenômenos, as temperaturas no Paraná entre quinta-feira, 7, e domingo, 10, fiquem abaixo dos 10°C.
“Como as projeções do modelo foram elaboradas com as condições atmosféricas de hoje [segunda-feira, 4], ao longo da segunda e da terça os valores podem se alterar, portanto podemos registrar frio ainda mais severo, inclusive com temperaturas negativas, principalmente nas regiões Sudoeste, Sul, Campos Gerais, Centro e RMC [Região Metropolitana de Curitiba]”, considera o Simepar.
Com as baixas temperaturas, geadas podem ocorrer por todo o Paraná, inclusive em cidades das faixas norte e oeste.
Na quinta-feira, 7, Curitiba deve amanhecer com apenas 6ºC.
Foto: Ricardo Marajó