Nesta terça-feira (21), Curitiba será palco de um movimento que visa conscientizar os ciclistas sobre a proibição do uso indevido das canaletas exclusivas de ônibus. A iniciativa, promovida pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), alerta para os perigos dessa prática.
Com grande concentração de ciclistas nas vias exclusivas para biarticulados, os pontos das canaletas da Estação Morretes, no bairro Portão, e em frente ao Posto de Gasolina Copa 70, no Boqueirão, foram escolhidos para o ato, que terá início às 16h30.
Segundo o Sindimoc, além de proibido, o uso indevido das canaletas é uma atitude perigosa e que pode causar acidentes graves. Portanto, é necessário que os ciclistas respeitem as leis de trânsito e as sinalizações, garantindo a segurança de todos os usuários das vias.
O movimento pretende chamar a atenção da população e dos órgãos competentes para a importância de medidas efetivas que coíbam a prática do uso indevido das canaletas exclusivas de ônibus, garantindo um trânsito mais seguro para todos.