Premiada nacional e internacionalmente como smart city (cidade inteligente), Curitiba agora batiza o inédito Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, prêmio nacional para outros municípios brasileiros que, assim como a capital paranaense e seu ecossistema, investem em projetos sustentáveis e inovadores.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 13 de dezembro. A entrega do prêmio será durante a 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, a versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, e que vai, pelo quinto ano consecutivo, transformar a capital paranaense no centro de discussões internacionais sobre soluções urbanas, de 20 a 22 de março de 2024.
“Sempre afirmo que inovação só vale se for um processo social. E tem de ser democratizada. Por isso, Curitiba, que já é reconhecida como uma smart city mundo afora, se alegra em ter um prêmio com seu nome, que valoriza outras iniciativas de cidades inteligentes no Brasil, estendendo o incentivo a ações que melhoram a qualidade de vida para mais pessoas”, disse o prefeito Rafael Greca.
A premiação brasileira segue o modelo do World Smart Cities Awards, do qual Curitiba é destaque desde 2018, e será promovida pela Fira Barcelona com o suporte do iCities, hub de cidades inteligentes responsável pela organização do Smart City Expo Curitiba – evento realizado com apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
São cinco categorias: Smart City Award (Prêmio Cidade Inteligente), Digital Transformation & Innovation (Inovação e Transformação Digital), Urban Mobility (Mobilidade Urbana), Sustainable City (Cidade Sustentável) e Equitable Society (Equidade Social).
Quem pode se inscrever
A premiação é destinada a municípios, instituições e empresas públicas e privadas que tenham projetos com ideias inovadoras (como pesquisas, análises, estudos, visões e soluções) para o gerenciamento e desenvolvimento de cidades inteligentes.
Podem se inscrever: cidades, empresas, empreendedores, startups, centros de inovação, centros de pesquisa, universidades, representantes da sociedade civil organizada, organizações não governamentais, cooperativas, empresas e consórcios público-privados e ativistas sociais.
As candidaturas deverão ser submetidas até 13 de dezembro, online, por este link do site do Smart City Expo Curitiba. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de março, durante o Smart City Expo Curitiba 2024. “Faremos pela primeira vez a edição brasileira do maior prêmio de cidades inteligentes do mundo. Todos podem participar, tanto na esfera pública, quanto na iniciativa privada, para que possamos divulgar e reconhecer o que há de melhor em cidades inteligentes no Brasil”, diz o fundador do iCities e embaixador da Fira Barcelona no Brasil, Beto Marcelino.
O Smart City Expo Curitiba
É a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress , organizado todos os anos pela Fira Barcelona, reunindo mais de 25 mil participantes, de 150 países.
A 4ª edição do evento curitibano, em março, teve recorde de público, com 15 mil visitantes, reunindo representantes de 450 prefeituras, 26 estados mais o Distrito Federal, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos, serviços e soluções.
Com esse número, o Smart City Expo curitibano se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha).
A 5ª edição Smart City Expo Curitiba já tem data marcada: será nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024, com o tema “Reinventing Cities for All” (Reinventando as cidades para todos).
Retrospecto premiado
Desde 2018, Curitiba figura entre as cidades de destaque no World Smart City Awards, premiação que inspira a criação do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards. Confira o retrospecto nesta importante premiação internacional de cidades inteligentes:
2022
Curitiba foi finalista na categoria City Award, com a proposta “Segurança Alimentar e Nutricional – Agricultura Urbana e Desenvolvimento Social”, que inclui iniciativas como a Fazenda Urbana, suas 145 hortas urbanas, Jardins de Mel, Mesa Solidária e Banco de Alimentos. O prefeito Rafael Greca foi eleito uma das quatro personalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes nos últimos 10 anos.
2021
O Plano de Retomada Econômica de Curitiba foi escolhido como um dos seis projetos mais inovadores no World Smart City Awards 2021 sobre iniciativas relacionadas à covid-19, por contribuir para o sucesso da transformação, adaptação ou resposta da cidade à pandemia.
2019
A capital foi finalista do World Smart City Awards 2019 com o Vale do Pinhão, na categoria City Award, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade.
2018
Curitiba foi finalista na categoria Ambiente Urbano, com o projeto de Agricultura Urbana Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes da cidade.