Apenas dois dos 11 feriados desta ano caem no fim de semana em Curitiba. Grande parte deles será celebrada em dias em que é possível emendar com o fim de semana, somando três, quatro e até cinco dias de descanso.
Para quem mora em Curitiba e não conta com outros feriados municipais no meio da semana, o feriadão mais longo é o da Independência, em 7 de setembro. Neste ano, a data cai numa quarta-feira e é seguida pelo Dia da Padroeira de Curitiba. Pra quem tem um trabalho que comporta a esticada na sexta-feira, serão cinco dias de folga no total.
Os dias de folga que são comemorados por alguns, muitas vezes causam a preocupação dos comerciantes, que perdem um dia nas vendas. No entanto, par ao presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Espolador Neto, o impacto dos feriados em 2016 deve ser menor do que no ano passado. “O ano passado já foi um ano bem complicado. Quando cai na terça ou quarta-feira, geralmente não emenda, então, grande parte do comércio abre. O problema é quando cai numa sexta ou segunda-feira”, aponta.
Espolador afirma que os empresários devem “enxugar” o quadro de funcionários em razão da “crise econômica no ano que se inicia”. “É importante que os empresários mantenham as empresas enxutas, não peguem dinheiro emprestado para não comprometer o orçamento. E fazer o trabalho. Não dá só para depender de decisões governamentais, seja federal, estadual ou municipal”, orienta.
Feriados
O feriado de Corpus Christi, em 26 de maio, é numa quinta-feira; Proclamação da República, em 15 de novembro, é numa terça-feira. O feriado de Tiradentes, cai numa sexta-feira, dia 21 de abril; Finados, em 2 de novembro, e o Dia da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, serão celebrados em quartas-feiras.
As folgas que caem no domingo são o Dia do Trabalho, em 1º de maio, e o Natal.