Curitiba ganhou, nesta quarta-feira, (6/7), mais uma Feira Livre, a 39º da cidade. A feira do Tribunal de Justiça será realizada semanalmente, às quartas-feiras, das 14h às 20h, no estacionamento do prédio do Palácio da Justiça situado na Rua Ernani Santiago de Oliveira, no Centro Cívico.
O prefeito Rafael Greca destacou que a feira do Tribunal de Justiça será um local de alimentos saudáveis e seguros, gastronomia bem como um ponto de oportunidades e encontros.
“Que vocês possam, ao saborearem as delícias desta feira, usufruir da alegria que é nós vivermos em Curitiba”, disse o prefeito.
Greca e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, assinaram o termo para o convênio entre a Prefeitura e o Tribunal, visando a realização de feira organizada pelo município em espaço disponibilizado pelo Tribunal de Justiça. O desembargador agradeceu o prefeito pela ocasião.
“Nosso agradecimento ao prefeito por essa gestão colaborativa que estamos realizando em conjunto, Prefeitura e Judiciário, e que é um dos pilares da nossa gestão somado à valorização das relações humanas. Esse espaço inaugurado hoje, representa isso”, afirmou Souza Netto.
A nova unidade dispõe de 8 bancas de produtos variados como hortifrutigranjeiros, alimentos orgânicos, pescados, doces, bolachas, além de lanches, churros, caldo de cana e o tradicional pastel. O espaço vai beneficiar moradores e trabalhadores do Centro Cívico e do entorno do bairro.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, lembrou que uma feira representa o acesso para a comida de verdade e alimento saudável.
“São mais de 400 feirantes na cidade onde se estabelece um local conexão. É por meio destas atitudes simples que estamos conseguindo inovar e conectar as pessoas”, salientou o secretário.
O evento teve demonstração de aproveitamento integral de alimentos na unidade móvel da SMSAN, com o chef Rafael Utimura da Ação Entre Amigos Japao-Brasil (JABRA) que fez sushi de talos e folhas e uma guioza de pinhão.
Oficina de Música
A inauguração da feira contou também com a apresentação de músicos que integram a 39º Oficina de Música de Curitiba. Julião Boêmio (cavaquinho), Lucas Melo (violão) e Luciana Worms (voz) interpretaram canções de samba e choro.
Alimentos saudáveis
As Feiras Livres de Curitiba promovem o acesso a alimentos saudáveis, variados e seguros, promovendo políticas e estratégias em Segurança Alimentar e Nutricional para a população de Curitiba. Mais do que equipamentos comerciais, elas também têm uma função social, cultural e de saúde, por meio da ampla variedade de oferta de produtos à população. Além disso, as feiras promovem a geração de emprego e renda e são uma manifestação da cultura urbana brasileira sendo um ponto de encontro e lazer.