Nesta quinta-feira (15), Curitiba foi envolta por um frio intenso que marcou a tarde mais gelada do ano na capital paranaense. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima alcançou modestos 19,6ºC, enquanto a mínima despencou para 16,5°C.
O fenômeno climático, apontado pelo Climatempo, foi atribuído à nebulosidade persistente e aos ventos frios de origem polar que predominaram sobre toda a região Leste do Paraná, lançando um cobertor de frio sobre a cidade.
À medida que o sol cedia espaço para a noite, Curitiba mergulhava sob um céu nublado, com possibilidade de garoa ocasional. As ruas adentravam a escuridão embaladas por um clima que remetia aos dias mais frios do inverno.
E as previsões não trazem alívio para os que esperam um respiro do frio. Para a sexta-feira (16), a expectativa é de mais um dia marcado pela umidade, com a persistência de garoas esporádicas e a possibilidade de ser também a tarde mais fria do ano. As temperaturas permanecem amenas, oscilando entre os 16°C e os 22°C.
Em meio a esse quadro, nos pontos de medição do Inmet, a menor temperatura registrada no estado do Paraná foi de 14,4°C, em Inácio Martins, município localizado no Centro-Sul do estado. Este cenário de temperaturas baixas e umidade constante parece ser a tônica dos próximos dias para os paranaenses, que precisarão se agasalhar ainda mais para enfrentar as baixas temperaturas.