Ad image

Curitiba registra quase 2.000 casos e seis óbitos por COVID-19 em sete dias

XV CURITIBA
3 Min Read
Reabertura do Comércio.Foto: Ari Dias/AEN.

O número de novos casos de covid-19 sobe dia a dia enquanto a taxa de vacinação segue baixa, sinal de que grande parte da população resiste aos fatos e ainda ignora os perigos da doença.

Como resultado do índice pequeno de adesão à vacina bivalente (28,5%), o risco de uma nova onda aumenta e a proximidade das festas de fim de ano coloca as autoridades em alerta.

“Não se trata de fazer alarme, mas de falar claro: a vacina ajuda na proteção coletiva. Se pouca gente se vacina, a proteção coletiva diminui”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Média sobe

Curitiba registrou, de 18 a 24 de outubro, média de 282 novos casos por dia. Há apenas duas semanas, de 4 a 10 de outubro, a média diária era de 157 novos casos, ou seja: quase dobrou.

Os números tornam-se preocupantes comparados à primeira semana de agosto, quando foram registrados 194 novos casos entre os dias 2 e 8.

Dois meses e meio depois, a cidade registra 10 vezes mais novos casos de covid-19 em apenas uma semana: foram 1.977 entre 18 e 24 de outubro, com seis mortes. Curitiba tem, neste momento, 1.629 casos ativos.

Ações

Em busca de melhores índices de cobertura, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza ações para atrair a população. Na semana passada, 10 unidades de saúde ficaram abertas até 20 horas.

O município também participou do Dia D de Multivacinação, no último sábado (21/10), com 29 unidades de saúde abertas entre 9h e 15 horas.

A estratégia de combinar o Dia D e o horário estendido permitiu que crianças, adolescentes e suas famílias colocassem a carteira vacinal em dia, com 12.410 doses de diferentes vacinas aplicadas nas duas ações.

No caso da covid-19, as ações da semana passada elevaram a taxa de vacinação da bivalente em 0,39%: foi de 28,11% para 28,50%, ou seja: são 430 mil pessoas imunizadas em um universo de 1,5 milhão.

Cuidados

A lenta, porém, consistente alta do número de infectados pela vírus da covid-19 em Curitiba pede atenção e cuidados conhecidos na pandemia, como evitar lugares fechados com grande concentração de pessoas e uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.