fbpx Curitiba plantou mais de 85 mil árvores desde a última primavera | XV Curitiba
Conecte-se conosco

Curitibanices

Curitiba plantou mais de 85 mil árvores desde a última primavera

Publicado

em

Foto: @douglasnfotografias

Faltam menos de 15 mil plantios para que Curitiba complete o desafio 100 Mil Árvores, iniciado em setembro do ano passado e que termina na próxima primavera, em setembro deste ano. A cidade já soma mais de 85 mil mudas plantadas em parques, praças, vias públicas e áreas recuperadas. 

“É importante registrar que chegamos a essa marca mesmo sem poder realizar mutirões e plantios comunitários, por conta da pandemia da covid-19, desde o mês de março”, lembra a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

O último evento comemorativo foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher e ao aniversário de Curitiba, quando grupos de mulheres fizeram o plantio de 327 mudas no Parque Barigui. Na ocasião, ainda antes de completar os primeiros seis meses de desafio, já se atingia 50 mil mudas, ou seja, metade da meta.

De acordo com a secretária, para que se mantivesse o ritmo, desde então, foi fundamental o empenho dos cidadãos, das equipes da Secretaria do Meio Ambiente e das administrações regionais da cidade. 

“Nosso Horto da Barreirinha seguiu no atendimento de entrega de mudas para a população, com as solicitações via 156 e observando protocolos de segurança para prevenção da transmissão do vírus”, observou. 

Áreas públicas 

A partir de março, sem a realização de mutirões, foi priorizado o trabalho de plantio com equipes da própria prefeitura e de terceirizados, seguindo os protocolos de segurança e prevenção da covid.

Bosques de unidades de conservação e outras áreas verdes foram enriquecidos com mudas nativas e as regionais atuaram, principalmente, na recuperação de áreas degradadas. 

Foram feitos plantios em locais como a Vila Pantanal e também na Vila Lambari, no Campo de Santana. Recentemente, foram duas mil novas mudas apenas no bosque do Parque Barigui. Outras 4,5 mil foram plantadas nos bosques Sambaqui e Vila Verde. Novas árvores também estão nos parques Tanguá e São Lourenço, além do Passeio Público e no Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana Vitória Régia, na CIC.

Como participar

Quem quiser contribuir para a meta de atingir 100 mil árvores plantadas até a próxima primavera pode solicitar a sua muda e agendar a retirada no Horto Municipal da Barreirinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3585-3171.
 

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy