Conecte-se conosco

Curitibanices

Curitiba mantém bandeira amarela e libera eventos com mais de 300 pessoas

Publicado

em

Foto: Ari Dias/AEN

Com a manutenção da melhora dos indicadores da pandemia no município, Curitiba segue em bandeira amarela de alerta contra a covid-19, após dez semanas consecutivas, e passa a liberar eventos corporativos com mais de 300 pessoas, desde que seja observada a ocupação de até 50% do previsto para o local, com acesso restrito de pessoas com teste negativo PCR ou de antígeno para covid-19 realizado até 48 horas antes da data do início do evento e condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde.

Além disso, segue o previsto no Decreto Estadual 8.705, de 14 de setembro de 2021, para permitir a realização de eventos em casa de festas e recepções, com capacidade de ocupação de 50% do previsto para o local, desde que o número não exceda o limite de 1 mil pessoas. Permanece proibida, porém, a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento, condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde.

O novo Decreto Municipal 1.480 passa a permitir, ainda, nos teatros, apresentação musical ou teatral, observada a ocupação de 70%, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento, condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde, que prevê, entre outras medidas, o distanciamento de, ao menos, uma poltrona entre grupos sociais diferentes.

O novo Decreto Municipal 1.480 mantém o Decreto 1.210 com a alterações de algumas disposições e mantém as disposições previstas nos decretos 1.250, 1.340, 1.385 e 1.420, todos de 2021. O Decreto Municipal 1.480 passa a valer a partir da sua publicação e segue vigente até 6 de outubro.

Análise do cenário

Durante a reunião do Comitê de Técnica e Ética Médica desta semana, que embasa as decisões para a formulação dos decretos municipais da pandemia, foram analisados os dados epidemiológicos de 8 a 14 de setembro. O cálculo da bandeira ficou em 1,77 – há 15 dias estava em 1,78. Abaixo de 2, indica a bandeira amarela.

A taxa de retransmissão (RT), que indica o número de novos contaminados para cada pessoa na fase ativa da doença, caiu para 0,73. Há 15 dias, estava em 0,89. O RT abaixo de 1 significa desaceleração da pandemia.

Mesmo com a retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos e atendimentos hospitalares de outras condições de saúde, a taxa de ocupação dos 355 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 60% nesta quarta-feira (15/9). Há 15 dias, era 71%.

O Painel Covid-19 Curitiba mostra ainda uma queda de 40,2% na média móvel de casos confirmados da última semana, comparada com 14 dias anteriores; uma queda de 20,1% das pessoas na fase ativa da doença na comparação com o mesmo período;  e uma redução de 27,7% em comparação ao mesmo período na média móvel semanal de óbitos.

 

Veja como ficam as principais atividades

Atividades suspensas

•    Estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, casas noturnas e atividades correlatas;

•    Consumo local nas tabacarias;

•    Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato;

•    Saunas em geral, independentemente do local em que estiverem instaladas;

•  Pistas de dança.

 

Atividades liberadas com restrição de capacidade de ocupação limitada a 50% do previsto para o local e protocolos sanitários:

•    Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e shopping centers;

•    Atividades de prestação de serviços não essenciais, tais como escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, serviços de banho, tosa e estética de animais, floriculturas e imobiliárias;

•    Academias de ginástica e demais espaços para práticas esportivas individuais e coletivas;

•    Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, padarias, confeitarias e bares;

 – Nos restaurantes, lanchonetes e bares, deve ser observado o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas, em todas as direções, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento.

•    Lojas de conveniência em postos de combustíveis;

•    Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, e comércio de produtos e alimentos para animais;

•    Mercados, supermercados, hipermercados e lojas de material de construção;

•    Feiras livres;

•    Parques infantis e temáticos: sendo permitida apenas a utilização de equipamentos/brinquedos e espaços lúdicos com o distanciamento mínimo de 1,5 (um metro e meio) entre os usuários, em todas as direções, realizada a assepsia após o uso por cada pessoa ou grupo de pessoas, vedado o funcionamento de piscina de bolinhas;

•    Feiras de artesanato, cinemas, museus e circos;

•    Mostras comerciais, feirões e feiras de varejo;

•    As igrejas e os templos de qualquer culto deverão observar a Resolução nº 705, de 30 de julho de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que regulamenta a realização das atividades religiosas de qualquer natureza;

•  Casas de festas e de recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, e salões de festas em clubes sociais e condomínios: autorizado até 1 mil convidados, desde que seja observada a ocupação de 50% da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento, condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde;

• Eventos corporativos, de interesse profissional, técnico e/ou científico, como jornadas, seminários, simpósios, workshops, cursos, convenções, fóruns e rodadas de negócios: observada a ocupação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB, com acesso restrito a pessoas que testaram negativo em teste RT-PCR ou Pesquisa de Antígeno para detecção do vírus SARS-COV-2 coletado em até 48 horas antes da data do início do evento, realizado por laboratório de análises clínicas ou unidades de prestação de serviços de saúde devidamente autorizados pelas autoridades sanitárias, condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Atividades liberadas com restrição de capacidade de ocupação limitada a 70% do previsto para o local e protocolos sanitários:

•    Hotéis, resorts, pousadas e hostels deverão funcionar com até 70% (setenta por cento) da sua capacidade de público;

•  Teatros: sendo permitida apresentação musical ou teatral, observada a ocupação de 70% da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento, condicionado ao cumprimento de protocolo específico da Secretaria Municipal da Saúde.

 

Outras atividades liberadas com protocolos:

•    Nos parques e praças, fica permitida a prática de atividades individuais e coletivas ao ar livre, com uso de máscaras, observado o distanciamento social;

•  Transporte coletivo, condicionado a cumprimento de protocolo específico. 

•    Eventos esportivos com público externo: autorizado até 5.000 (cinco mil) participantes, desde que seja observada a ocupação de 20% (vinte por cento) da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB, com acesso restrito a pessoas que testaram negativo em teste RT-PCR ou Pesquisa de Antígeno para detecção do vírus SARS-COV-2 coletado até 48 horas antes da data do evento, realizado por laboratório de análises clínicas ou unidades de prestação de serviços de saúde devidamente autorizados pelas autoridades sanitárias, proibida a comercialização e o consumo no local de alimentos e bebidas alcoólicas.

Notícias8 minutos atrás

Shopping irá promover mutirão de emprego inédito na próxima semana, em Curitiba

Notícias44 minutos atrás

Chuva deve retornar no final de semana trazendo frio para Curitiba

Notícias48 minutos atrás

Vídeo: Tarado é flagrado se masturbando dentro do ônibus em Curitiba

Negócios55 minutos atrás

Outubro Rosa tem desodorantes de cristal com desconto na Loja da Verdê

Sem categoria57 minutos atrás

Uma nova loja a cada 15 dias: o audacioso projeto de expansão da rede Café Cultura

Sustentabilidade1 hora atrás

Net Zero: Como aplicar estratégias de redução de carbono para a sua empresa?

Paraná1 hora atrás

Deputado Tercilio Turini pede inclusão do Pedagiômetro nas novas concessões de rodovias

Notícias1 hora atrás

“A gente tem que beijar os pés dos profissionais de saúde todos os dias” diz Cristiano Santos na CMC

Sustentabilidade1 hora atrás

Especialista analisa aspecto cultural brasileiro no consumo de orgânicos

Notícias1 hora atrás

Curitiba substitui estruturas da Feirinha do Largo da Ordem por barracas mais bonitas, práticas e confortáveis

Notícias2 horas atrás

Ilha do Mel pode ser “engolida” devido ao aumento no nível do mar, aponta projeção

Curitibanices2 horas atrás

Cinco opções próximo a Curitiba para aproveitar o final de semana de sol

Curitibanices3 horas atrás

Bazar beneficente vende produtos apreendidos pela Receita Federal por menor preço em Curitiba

Paraná3 horas atrás

Coca-Cola FEMSA Brasil promove curso de capacitação gratuito para mulheres em Curitiba

Notícias3 horas atrás

Zeca Dirceu e Gustavo Fruet aparecem entre os melhores parlamentares da Câmara no Paraná

Curitibanices3 horas atrás

Preço médio do m² em Curitiba chega a R$ 7.265, aponta pesquisa

Notícias3 horas atrás

Influenciadora do Litoral do Paraná é suspeita de liderar o tráfico de drogas em Paranaguá

Notícias7 horas atrás

Vídeo: “Estou cagando se o senhor se ofendeu”, promotor discute em Júri de Curitiba

tosse pos covid
DR. Paulo Mendes Jr20 horas atrás

Como investigar e tratar a tosse pós COVID – Dr. Paulo Mendes Otorrinolaringologista

Notícias21 horas atrás

Bolsonaro diz que ‘auxílio diesel’ de R$ 400 beneficiará cerca de 750 mil profissionais

Stereo Pop23 horas atrás

Espetáculo infantil ‘João e o Pé de Feijão’ ocorre neste final de semana no Teatro Bom Jesus

Gastronomia23 horas atrás

Cervejaria de Curitiba promove Ocktoberfest ao ar livre neste sábado (23)

Stereo Pop23 horas atrás

Paralamas do Sucesso e Roupa Nova anunciam sessão extra em Curitiba

Curitibanices23 horas atrás

Pista Municipal de BMX recebe novas bicicletas para aulas gratuitas em Curitiba

Eventos24 horas atrás

Shopping de Curitiba promove 3ª edição da Feira de Suculentas e Cactos com valores a partir de R$2,50

Paraná24 horas atrás

Os 109 anos do Contestado: uma guerra esquecida

Notícias1 dia atrás

Reservatórios sobem quase 10% em um mês na Região de Curitiba

Notícias1 dia atrás

Trabalhador cai de telhado, bate a cabeça e fica gravemente ferido em Curitiba

Notícias1 dia atrás

Assaltante “espertinho” se esconde em lixeira mas se dá mal e acaba preso em Curitiba

Curitibanices1 dia atrás

Shopping Curitiba ganha três novas lojas

Curitibanices3 semanas atrás

Cinco opções de cabanas para descansar e sair da rotina próximo a Curitiba

Eventos3 semanas atrás

Curitiba recebe o maior castelo inflável da América Latina

Notícias4 semanas atrás

Autódromo de Curitiba anuncia encerramento das atividades para ser transformado em bairro planejado

Gastronomia2 semanas atrás

Bar curitibano dá cerveja grátis para quem cumprir desafio da série Round 6

Curitibanices4 semanas atrás

Resort na Grande Curitiba é uma das opções para o final de semana

Notícias4 semanas atrás

Primeiro drive-thru de massas inaugura nesta sexta-feira (24) em Curitiba

Curitibanices2 semanas atrás

Conheça cinco docerias que vão te encantar e viciar, em Curitiba

Notícias2 semanas atrás

Cinco chácaras para passar o dia na região de Curitiba

Paraná3 semanas atrás

Veja como vai funcionar o novo resort do apresentador Ratinho, no Paraná

Shows3 semanas atrás

Gusttavo Lima anuncia show em Curitiba

Curitibanices3 semanas atrás

Novo shopping de Curitiba já tem data para inauguração; Deve gerar mais de 1.300 empregos diretos

Notícias3 semanas atrás

Bazar beneficente vende produtos apreendidos pela Receita Federal por menor preço em Curitiba

Notícias3 semanas atrás

Indústria alemã anuncia investimento e 300 novos empregos em Curitiba

Notícias4 semanas atrás

Curitiba irá ganhar uma nova loja Havan que deve gerar 160 empregos direto

Notícias3 semanas atrás

Esposa pede para que mulher não ande de sutiã dentro de casa “Tenha decência”

Notícias3 dias atrás

Moradores reclamam de baderna e festas todo final de semana na CIC, em Curitiba

Curitibanices3 semanas atrás

Supermercado Nacional entra em Curitiba com sete lojas

Notícias2 semanas atrás

Inauguração da primeira Starbucks de Curitiba é confirmada para outubro

Notícias4 dias atrás

Joana e Vitor Belfort perdem patrocínio após criticar banheiro unissex

Notícias3 semanas atrás

Duas vítimas de explosão em churrasco em Curitiba morrem em hospital

Notícias4 semanas atrás

No Paraná, empresa investe R$ 120 milhões e inaugura maior fábrica de whey protein da América Latina

Notícias3 semanas atrás

Vídeo mostra momento em que Corsa foi prensado por duas carretas

Notícias2 semanas atrás

Após dias chuvosos, feriado deve ser de calor e bastante sol em Curitiba

Gastronomia2 dias atrás

Primeira loja da Starbucks já está funcionando em Curitiba

Notícias3 semanas atrás

Morre terceira vítima de explosão de churrasqueira em Curitiba

Notícias1 semana atrás

Paraná poderá ter voo direto para Dubai

Stereo Pop3 semanas atrás

Banda Paralamas do Sucesso se apresenta em Curitiba. Pessoas vacinadas pagam meia-entrada

Curitibanices2 dias atrás

Cinco regiões mais baratas e seguras para morar em Curitiba

Curitibanices3 semanas atrás

Após vencer Mini Miss Brasil, em Curitiba, Ana Carolina Leite é vice no Mini Miss Universo

Curitibanices1 semana atrás

5 lugares para curtir dia de chuva em Curitiba

Stereo Pop23 horas atrás

Espetáculo infantil ‘João e o Pé de Feijão’ ocorre neste final de semana no Teatro Bom Jesus

Stereo Pop23 horas atrás

Paralamas do Sucesso e Roupa Nova anunciam sessão extra em Curitiba

Stereo Pop7 dias atrás

Primeira edição do Festiva CineRio ocorre de forma online e gratuita nos dias 16 e 17 de outubro

Stereo Pop1 semana atrás

Lucas Pretti lança o videoclipe de ‘Me Chama’, gravado em Nova Iorque

Arte1 semana atrás

MishMash apresenta show especial gratuito com várias atrações pelo Youtube

Stereo Pop1 semana atrás

Minissérie ‘Dopesick’, com Michael Keaton, ganha primeiro trailer

Stereo Pop1 semana atrás

Animação “The Great North” chega com exclusividade no Star+

Arte1 semana atrás

MishMash apresenta show especial gratuito com várias atrações pelo Youtube

Entretenimento2 semanas atrás

Paradis Coquetel Bar promove programação especial para o feriado prolongado

Arte2 semanas atrás

Projeto itinerante gratuito leva música e cultura às cidades do Paraná

Stereo Pop2 semanas atrás

77 produções estão na nova edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Eventos2 semanas atrás

Risorama promove live com show de prêmios e participação de Diogo Portugal e Marcos Cirillo

Eventos3 semanas atrás

Bar da Fábrica recebe um dos mais influentes DJ’s da cena do Hip-Hop nacional neste domingo (3)

Arte3 semanas atrás

Carreta circense do MishMash passa pelas ruas de Piraquara nesta sexta-feira em homenagem ao mundo do circo

Stereo Pop3 semanas atrás

Adaptação do clássico da literatura infantil, Chapeuzinho Vermelho, estreia nesta quinta (30) em festival de teatro infantil

Stereo Pop3 semanas atrás

Banda Paralamas do Sucesso se apresenta em Curitiba. Pessoas vacinadas pagam meia-entrada

Stereo Pop3 semanas atrás

Nova edição do ‘Olhar de Cinema’ divulga filmes da Mostra Novos Olhares

Stereo Pop3 semanas atrás

Confira as produções da mostra Outros Olhares do 10º Olhar de Cinema

Stereo Pop4 semanas atrás

“Venom – Tempo de Carnificina” estreia nos cinemas no dia 7 de outubro. Ingressos já estão à venda

Stereo Pop4 semanas atrás

Série musical criada e estrelada por Miguel Falabella chega ao Disney+ em 2022

Stereo Pop4 semanas atrás

Formada por Ross e Rocky Lynch, The Driver Era lança single “Leave me feeling confident”

Stereo Pop4 semanas atrás

Bananeira Brass Band lança seu disco de estreia “Feira Livre”

Stereo Pop4 semanas atrás

Pedro Padilha lança o videoclipe de “Não Tem Volta”

Entretenimento4 semanas atrás

Paradis retorna às atividades em formato de Coquetel Bar

Stereo Pop4 semanas atrás

Netflix libera trailer do documentário sobre a conservadoria de Britney Spears

Stereo Pop1 mês atrás

Baixista Felipe Andreoli lança seu primeiro álbum

Stereo Pop1 mês atrás

“McCartney 3, 2, 1”, produção sobre a jornada musical de Paul McCartney e do produtor Rick Rubin, chega com exclusividade no Star+

Stereo Pop1 mês atrás

Mostra Competitiva do 10º Olhar de Cinema é divulgada

Gastronomia1 mês atrás

Bar de Curitiba cria drinks em homenagem ao folclore brasileiro

Arte1 mês atrás

Programa Guritiba oferece oficinas gratuitas sobre as raízes africanas e sua influência na sociedade atual