A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai antecipar para esta quinta-feira (19/8) a aplicação da segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para as pessoas com 59 e 58 anos. Serão contempladas as pessoas de 59 anos que receberam a primeira dose em 2 de junho e as de 58 anos vacinadas em 5 de junho.
As pessoas convocadas para esta antecipação estão recebendo uma mensagem pelo aplicativo Saúde Já, que deverá ser apresentada na hora da vacinação. A estimativa é que quase 18 mil pessoas terão a segunda dose antecipada para esta quinta. O atendimento será feito em 14 pontos das 8 às 17h.
Para quem tem 59 e 58 anos, mas tomou a vacina fora do cronograma (em períodos de repescagem), não haverá antecipação da segunda dose nesta quinta.
Pessoas que não receberam a mensagem de convocação pelo Saúde Já não terão a segunda dose antecipada para esta quinta e deverão, portanto, seguir a data agendada anteriormente. Quem for convocado e não conseguir comparecer nesta quinta poderá tomar a vacina em outra data em que haja repescagem.
O intervalo convencional entre as doses da AstraZeneca e da Pfizer é de aproximadamente 90 dias. A redução do período para o grupo de 59 e 58 anos será de até 11 dias.
A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da SMS, após avaliar levantamento feito pelo Centro de Epidemiologia que demostrou que esse grupo é hoje o mais vulnerável para o agravamento da covid-19 – com maior número de internamentos e mortes.