As pessoas em situação de rua fazem parte dos grupos prioritários de imunização contra a covid-19. Em Curitiba, até o momento, 1.280 delas receberam a vacina aplicada pela Secretaria Municipal da Saúde, trabalho que conta com a parceria da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional, que checam o cadastro dos interessados e organizam os locais para a aplicação do imunizante.
A imunização desse grupo começou no dia 8 de junho, com a vacinação daqueles que estavam acolhidos nas unidades oficiais da Prefeitura. Em seguida, foi a vez dos atendidos nos abrigos de instituições parceiras.
Com o público acolhido vacinado, o trabalho então focou as pessoas que não estão vinculadas aos serviços, desde que comprovem a condição de rua. Para a vacinação, equipes da FAS fazem a checagem do nome do interessado na base de dados Cadastro Único, do governo federal, ou do Número de Cadastro de Pessoa Atendida (NCPA), sistema próprio da FAS.
“Queremos atender o maior número de pessoas em situação de rua e, para isto, as equipes da FAS acompanham os servidores da Secretaria da Saúde em todos os locais organizados para a vacinação, que vão além das unidades próprias da fundação”, diz o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.