Curitiba vai eternizar ainda mais a memória de um de seus maiores ícones culturais: o poeta Paulo Leminski. A cidade está prestes a inaugurar uma escultura em homenagem ao escritor, que será instalada na emblemática Pedreira Paulo Leminski — espaço que leva seu nome e é referência internacional em eventos culturais.
A obra está sendo produzida pelo artista plástico e escultor Rafael Sartori, conhecido por trabalhos que unem técnica e sensibilidade. A escultura já foi aprovada pela prefeitura e pela família de Leminski, e deve ser finalizada em breve.
“Uma honra poder Curitiba homenagear mais uma vez um dos seus grandes filhos ilustres”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel. “Através dessa estátua tão bonita, num dos espaços mais icônicos da cidade, é uma homenagem da cidade à família e a todos os amantes da cultura de Curitiba”, completou.
A filha do poeta, Estrela Leminski, também participou do processo de aprovação e se emocionou com a criação. “Eu até fiz uma brincadeira com o Rafael Sartori: quanto mais incrível que é, mais assustador. Porque é trazer uma presença da pessoa em 3D. Claro que dá muita saudade, mas também muito orgulho, de saber que as pessoas vão poder ter essa sensação minimamente de ter a presença física dele.”
Paulo Leminski marcou gerações com sua poesia irreverente e profunda. Além de poeta, foi escritor, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor. Nascido e falecido em Curitiba, sua obra segue viva na cidade e no imaginário brasileiro.
Curitiba homenageia Paulo Leminski com nova escultura. pic.twitter.com/87VFBaDjtX
— XV Curitiba (@xv_curitiba) May 28, 2025







