Na última segunda-feira, 8 de maio, o programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura, teve como convidado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Durante a entrevista, o magistrado fez uma série de comentários sobre a operação Lava-Jato e os eventos que precederam a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um dos momentos mais polêmicos da entrevista foi quando Mendes fez menção à cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, onde a operação Lava-Jato foi iniciada. O ministro afirmou que “Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive todas as práticas que desenvolvem”.
A afirmação de Mendes gerou reações diversas nas redes sociais e na imprensa. Enquanto alguns apoiaram o ministro, outros o criticaram por generalizar a cidade e seus habitantes. Curitiba é considerada uma das cidades mais desenvolvidas do país e já foi eleita a melhor cidade para se viver no Brasil em diversas ocasiões.
“Curitiba gerou o Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo”, afirma Gilmar Mendes no #RodaViva. pic.twitter.com/jEwCWPe9XQ
— Roda Viva (@rodaviva) May 9, 2023