Curitiba está prestes a se conectar diretamente à Europa com a chegada de um voo direto para Lisboa, operado pela TAP Air Portugal. A informação foi confirmada por Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, durante a WTM Latin America — o maior evento de turismo da América Latina, realizado em São Paulo. A expectativa é que a nova rota comece a operar até 2026, colocando a capital paranaense como a 14ª cidade brasileira com ligação direta à capital portuguesa.
De acordo com Antunes, Curitiba é hoje o destino mais estratégico entre as cidades brasileiras ainda não atendidas pela TAP. O executivo destacou o potencial econômico e turístico do Paraná como fatores determinantes para a expansão da malha aérea da companhia no país. Atualmente, a TAP realiza 102 voos semanais entre Portugal e 13 capitais brasileiras, reforçando sua posição como principal ponte aérea entre os dois países.
A escolha de Curitiba como novo destino da TAP também está relacionada à expansão da infraestrutura do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Está prevista para até o fim de 2026 a conclusão de uma nova pista de 3 mil metros de extensão — a maior do Paraná. A obra faz parte do contrato de concessão do Bloco Sul, firmado com a concessionária CCR, e deve viabilizar voos de longa distância com aeronaves de grande porte, tornando o terminal um novo hub logístico para cargas, turismo e conexões internacionais.
Com a implementação da nova pista e a confirmação da futura operação da TAP, o Paraná se posiciona de forma estratégica no cenário da aviação internacional. A ligação direta entre Curitiba e Lisboa deve beneficiar especialmente os passageiros do estado que hoje dependem de escalas em outros aeroportos para viajar à Europa, além de impulsionar o turismo, os negócios e as exportações na região.
A expectativa agora é pela definição do cronograma oficial de voos e a confirmação da estrutura definitiva que tornará o sonho da ligação direta com Portugal uma realidade para os paranaenses.






