A cidade de Curitiba vai ganhar, neste sábado (2), mais um espaço de lazer e preservação ambiental: o Parque Papa Francisco, localizado no bairro São Lourenço. Esta será a 53ª unidade de conservação da capital paranaense, conforme anunciado pela Prefeitura. A nova área verde ocupa uma região estratégica entre os parques das Nascentes do Belém e São Lourenço, na Rua Reinaldo Hecke, junto aos riachos que compõem as nascentes do Rio Belém.
Mais do que um espaço de recreação, o parque foi planejado para desempenhar um papel essencial na contenção de enchentes e na proteção do ecossistema urbano. Sua estrutura foi concebida para auxiliar na retenção de águas das chuvas, o que contribui diretamente para reduzir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço, além de oferecer um espaço natural de amortecimento de cheias, beneficiando a população e o meio ambiente local.
O novo parque contará com pista de caminhada em concreto armado, áreas de lazer, bancos e um lago contemplativo cercado por araucárias — árvores símbolo do Paraná. No centro da área, visitantes poderão apreciar uma escultura de Jano, divindade da mitologia romana, cercada por um chafariz e paisagismo que proporciona uma área de descanso integrada à natureza.
Com a inauguração do Parque Papa Francisco, Curitiba reafirma seu compromisso com o urbanismo sustentável e a qualidade de vida de seus moradores. O novo espaço fortalece a rede de áreas verdes da cidade e amplia as opções de convivência, lazer e contato com a natureza para a população.







