Curitiba festeja Dia da Árvore com 410 mil plantios e distribuição gratuita de mudas

XV CURITIBA
4 Min Read
Dia da Árvore será celebrado com a distribuição gratuita de 5 mil mudas para a população de Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21/9), será celebrado em Curitiba com a distribuição de cinco mil mudas de árvores nas dez Administrações Regionais da Prefeitura. A entrega gratuita faz parte do programa 100 mil árvores, que neste mês atingiu a marca de 410 mil árvores plantadas em Curitiba desde o início do projeto, em setembro de 2019.

Todas as mudas foram produzidas no Horto Municipal da Barreirinha. Entre as espécies disponíveis gratuitamente para a população estarão mudas de cássia, saboeiro, araçá, ingá, jabuticaba, dedaleiro, ipê-rosa, pau-ferro, açoita-cavalo, escova-de-garrafa e pitanga. 

A maioria das distribuições vai começar às 9h. Na Regional Matriz, as entregas para a população começarão às 10h e nas regionais Bairro Novo e Santa Felicidade, a partir das 14h de quinta-feira (21/9).

Equilíbrio térmico

Novas árvores na cidade trazem benefícios para o meio ambiente, como equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, explica o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, afirmou Roloff. 

Regras de plantio

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública e em unidades de conservação como parques, praças e jardinetes, além de autorização, é preciso seguir algumas regras. 

O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

O diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, reforça sobre os cuidados com o plantio. “As pessoas que querem plantar em parques, praças ou em jardinetes precisam consultar o departamento de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ver se é possível”, disse Roloff.

Confira mais ações sustentáveis que você pode fazer pela cidade e pelo planeta no site da Família Folhas.

Desafio 100 mil árvores

O Desafio 100 mil árvores foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 400 mil plantios.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores, e seu papel fundamental para a vida no planeta. A data foi escolhida para coincidir com a chegada da primavera no hemisfério Sul.

Onde buscar a sua muda

QUINTA-FEIRA (21/9)

REGIONAL BOA VISTA – Av. Paraná 3.600 (a partir das 9h)
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 (a partir das 9h)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 (a partir das 9h)
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 (a partir das 9h)
REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033 (a partir das 9h)
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 (a partir das 9h)
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n (a partir das 9h)
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa – Centro  (a partir das 10h)
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700 (a partir das 14h)
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (a partir das 14h)

*A distribuição vai até o fim dos estoques

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.