fbpx
Conecte-se conosco

Curitibanices

Curitiba estará no maior evento de cidades inteligentes do mundo

Publicado

em

Foto:Orlando Kissner/SMCS

Com o tema Cidades Feitas de Sonhos, o Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo, começa na terça-feira (19/11), em Barcelona (Espanha), com a participação de mais de 700 delegações de cidades, 1.100 expositores e 400 palestrantes. O prefeito Rafael Greca vai representar Curitiba na cúpula internacional e apresentar iniciativas inovadoras do município, como o Vale do Pinhão, o Rosto da Cidade, o aplicativo Curitiba APP e os Faróis do Saber e Inovação.

A nona edição do Smart City Expo World Congress irá apresentar avanços e soluções alcançados e que pareciam não mais do que sonhos alguns anos atrás. Criado em 2011 pela Fira Barcelona, uma das mais tradicionais instituições da área na Europa, o evento busca promover a troca de informações e experiências entre governos, empresas, instituições e o terceiro setor.

Greca começa sua programação antes da abertura do Smart City Expo World Congress. No domingo (17/11), ele participa de uma reunião bilateral com Josep Piqué, presidente da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), que promove o [email protected], na Espanha, referência global em conhecimento em smart cities.

Na segunda feira (18/11), Greca irá mostrar sua visão sobre cidades inteligentes no evento Diálogo de prefeitos e empresários catalães, na Câmara de Comércio Brasil-Cataluña (CCBC).

Congresso

Na terça-feira (19/11), ocorre a abertura oficial do Smart City Expo World Congress com a presença de Greca, que também assinará a adesão de Curitiba à Alianza Latam SmartCity, plataforma que vai conectar experiências e colaborar com troca de informações com outras cidades inteligentes das Américas.

“A aliança é um espaço para compartilhar projetos de sucesso, transferência de boas práticas, networking, cursos e capacitação”, antecipa Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, que acompanhará o prefeito à viagem.

Premiação

Na quarta-feira (20/11), Greca participa de debates no fórum internacional e faz uma palestra sobre as inovações de Curitiba. No mesmo dia, acompanha a cerimônia de premiação dos melhores projetos de cidades inteligentes do mundo.

Pela segunda vez consecutiva, Curitiba é finalista do prêmio, sendo que, neste ano, disputa a categoria principal: o City Award (Prêmio Cidade). Em 2018, a capital paranaense disputou a categoria Ambiente Urbano com o programa Horta do Chef.

Desta vez, Curitiba foi selecionada entre mais de 400 projetos desenvolvidos por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 54 países pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade.

Referências em inovação

Na programação internacional, que vai até quinta-feira (21/11), Greca ainda fará visitas técnicas a espaços referências em inovação na cidade, bem como estará entre os convidados de recepções especiais, inclusive, ao lado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. O retorno para Curitiba será na sexta-feira (22/11).

O vice-prefeito Eduardo Pimentel ficará no comando da capital até o dia 23 de novembro.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Comments

comments

Publicidade

NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

PARCEIROS

MAIS LIDAS