Após enfrentar uma intensa onda de frio na última semana, Curitiba se prepara para dias mais quentes. A recente frente fria que levou os termômetros para abaixo dos 10°C, registrando o dia mais frio do ano na última sexta-feira (19), está perdendo força. Nesta segunda-feira (22), os curitibanos já sentiram uma significativa elevação na temperatura, com máximas que alcançaram os 27ºC, sem indicativos de chuva.
A previsão do Climatempo sinaliza que essa tendência de aquecimento deve continuar ao longo da semana. As temperaturas devem se manter estáveis, com máximas na casa dos 27°C durante a terça (23) e a quarta (24). No entanto, há expectativas de pancadas de chuva ao final do dia, aumentando o risco de temporais isolados.
A quinta-feira (25) trará uma breve mudança no clima, com uma queda na temperatura máxima para 22ºC e aumento na nebulosidade, prometendo um dia mais ameno. Contudo, essa queda será passageira, pois a partir de sexta-feira (26), as máximas começam a subir novamente, atingindo picos de até 30°C no final de semana.
Essa oscilação climática não é estranha para os habitantes da capital paranaense, que já haviam experimentado os efeitos de uma frente fria em janeiro, quando as mínimas chegaram a 13,2°C. Este último resfriamento, no entanto, marcou a chegada da primeira onda de frio mais intensa do outono, levando a temperaturas diurnas surpreendentemente baixas.
Com a chegada dos meses mais frios do ano, esses episódios de baixas temperaturas podem se tornar mais frequentes, embora a próxima semana prometa um alívio temporário com dias consideravelmente mais quentes em Curitiba.