A combinação de forte instabilidade atmosférica e formação de um ciclone na costa do Sudeste coloca o Paraná, em especial a faixa Leste do estado e Curitiba, em atenção nesta segunda-feira (24). Temporais com granizo, ventos intensos e chuva volumosa são previstos para a tarde e a noite, com risco elevado de danos e transtornos em áreas urbanas e litorâneas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve atingir grande parte das regiões Sul e Sudeste do país ao longo do dia, com maior probabilidade de temporais na faixa Leste do Paraná e de Santa Catarina. Curitiba está inserida nessa área de maior risco para tempestades com queda de granizo. A previsão é de pancadas fortes em curto espaço de tempo, com possibilidade de formação de núcleos isolados de chuva intensa.
Na manhã desta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para a região Leste do Paraná, com ênfase para todo o Litoral. Estão incluídos no aviso os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O alerta, classificado como de “grande perigo”, vale até as 8 horas desta terça-feira (25 de novembro).
O Inmet aponta a possibilidade de volumes de chuva superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros em 24 horas, acompanhados por rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo. Esse cenário aumenta o risco de destelhamentos, danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em plantações, queda de árvores, alagamentos e impacto direto na mobilidade, com transtornos no transporte rodoviário e em áreas de encosta.
Segundo a MetSul, a causa principal da intensificação do tempo severo é uma área de baixa pressão sobre o estado de São Paulo, que deve dar origem a um ciclone na costa do Sudeste brasileiro entre terça (25) e quarta-feira (26). A formação desse sistema tende a reforçar a instabilidade, mantendo a chance de temporais isolados ao longo das tardes, mesmo após a passagem do núcleo mais intenso previsto para esta segunda.





