O fotógrafo Daniel Castellano (@dicastellano) publicou em suas redes sociais um vídeo aéreo, feito com drone, que mostra a escuridão nos bairros de Curitiba atingidos pelo apagão nesta segunda-feira (22). Na legenda, ele descreveu o cenário: “Que dia mais caótico, começou com uma tempestade fortíssima, praticamente ninguém dormiu em Curitiba, e agora final do dia, ainda tem reflexos, os bairros do Pilarzinho e Abranches estão no escuro”.
A capital paranaense e municípios da Região Metropolitana enfrentaram uma segunda-feira marcada por transtornos após o temporal que atingiu a região durante a madrugada e a manhã. Além do Pilarzinho e Abranches, bairros como Juvevê, Cabral, São Lourenço, Barreirinha, Boa Vista, Rebouças, Hauer e Parolin ficaram mais de 13 horas sem energia elétrica e sem previsão de restabelecimento. A falta de luz também afetou o abastecimento de água, o funcionamento de semáforos e comprometeu o trânsito, já que não havia agentes suficientes para orientar motoristas em pontos críticos.
Segundo a Defesa Civil de Curitiba, a tempestade derrubou 121 árvores em diferentes regiões da cidade, que registrou um acumulado de 17,38 milímetros de chuva. Os ventos chegaram a 121 km/h em alguns pontos, provocando quedas de galhos, danos em estruturas e interrupções em serviços básicos.
De acordo com a Copel, este foi o evento climático mais severo enfrentado pela companhia em 2025 e um dos mais intensos dos últimos anos. Equipes da empresa continuam mobilizadas para restabelecer a energia elétrica, mas os trabalhos são dificultados pela quantidade de ocorrências espalhadas pela capital e região metropolitana.
A expectativa é que os serviços sejam normalizados gradualmente, mas não há prazo definido para que todas as unidades consumidoras voltem a ter energia. Enquanto isso, moradores enfrentam uma noite de escuridão, reflexo direto da força do temporal que atingiu Curitiba e região.
Ver essa foto no Instagram




