Curitiba está prevista para ficar fora da lista de cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. A escolha do país como sede foi feita durante o 74º Congresso da FIFA, ocorrido na madrugada de sexta-feira (17), em Bangkok, Tailândia.
O projeto submetido à FIFA inclui 10 cidades e 10 estádios que abrigarão os jogos do torneio. Todos os estádios listados foram usados na Copa do Mundo Masculina de 2014. No entanto, Curitiba (PR) e Natal (RN), que foram sedes em 2014, não estão incluídas na lista atual.
A FIFA, como organizadora do evento, tem o poder de fazer alterações no projeto inicial apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Isso inclui mudanças nas datas, nos locais de abertura e encerramento do torneio, bem como a quantidade de estádios e cidades que receberão os jogos.
Com o Brasil escolhido como sede, o país inicia os preparativos para receber os jogos entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. O plano atual prevê a abertura e o encerramento no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que deve sediar mais seis partidas. A Neo Química Arena, em São Paulo, está prevista para receber uma das semifinais, assim como o estádio Mané Garrincha, em Brasília. A disputa pelo terceiro lugar deve ocorrer no Mineirão, em Belo Horizonte.
Estádios listados no projeto:
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Neo Química Arena (São Paulo)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Beira-Rio (Porto Alegre)
- Fonte Nova (Salvador)
- Arena Pernambuco (Recife)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
Na Copa do Mundo Masculina de 2014, a Arena da Baixada foi o estádio utilizado em Curitiba, onde foram realizados quatro jogos envolvendo seleções como Espanha, Austrália, Honduras, Equador, Irã e Nigéria.
Esta será a primeira vez, em 10 edições, que a Copa do Mundo Feminina será realizada na América do Sul. Com o Brasil como país-sede, a seleção brasileira já está automaticamente classificada para o torneio. Assim como na última edição, realizada na Austrália e Nova Zelândia e vencida pela Espanha, o campeonato contará com a participação de 32 seleções.