Conecte-se conosco

Curitibanices

Curitiba é a melhor cidade em qualidade de vida e situação fiscal do País, segundo ranking

Publicado

em

Foto: Gilson Abreu

Curitiba é a cidade com melhor qualidade de vida e situação fiscal no País, de acordo com o ranking As Melhores Cidades do Brasil 2022, elaborado pela revista IstoÉ em parceria com a consultoria Austin Rating, divulgado nessa semana.

O levantamento considerou dados de 5.565 municípios e mapeou cerca de 280 indicadores ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, educação e presença digital, além de inclusão social e governança fiscal.

Segundo a publicação, Curitiba soube aliar responsabilidade fiscal e planejamento de longo prazo com qualidade de vida para população, por meio de inovação, capitaneada pelo Vale do Pinhão, acessibilidade e planejamento urbano.

“É o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo nos últimos anos, com o comprometimento com a responsabilidade e a recuperação fiscal do município, e a preocupação com o bem-estar da população, por meio de inovação, investimentos e medidas para acelerar a economia”, diz o prefeito Rafael Greca.

O prefeito destaca o plano de investimentos do município. “Temos um robusto Plano Plurianual de 2022 a 2025, que prevê investimentos de R$ 2,4 bilhões. Com isso, estamos tocando uma série de grandes projetos e programas divididos em três grandes eixos: responsabilidade, solidariedade e sustentabilidade”, destacou Greca na publicação.

Campeã no grupo de indicadores fiscais, Curitiba obteve 555.684 pontos, à frente de Joinville (SC), com 555.246 pontos, e Maringá (PR), com 554.026. Em indicadores sociais – qualidade de vida, a capital paranaense liderou com 58.511 pontos, seguida por Salvador (BA), com 58.357, e São Paulo (SP), com 58.331.

A publicação destaca a capital paranaense como sinônimo e referência em qualidade de vida, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que avalia dados relativos à Educação, longevidade e renda, considerado muito alto (0,823).

“Em Curitiba, pujança econômica e qualidade de vida andam juntas. Claro que a qualidade de vida depende muito do desempenho econômico do município, mas depende também de outras iniciativas que o poder público municipal precisa implementar: ônibus de qualidade, parques, áreas verdes, cultura, equipamentos públicos com estrutura e serviço eficientes”, disse.

Considerada referência em educação e saúde, Curitiba também é uma das capitais com mais áreas verdes do Brasil, com 40 parques e bosques. “Curitiba é conhecida pelos seus parques públicos, que são locais de convívio para a população e de reserva ambiental. São parques e bosques. Temos 60 metros quadrados de área verde por habitante, cuidamos dos rios, separamos o lixo”, finalizou o prefeito.

Receba as notícias do Portal XV Curitiba em seu Whatsapp, clicando aqui.