Curitiba comemora aniversário com Walking Tours: passeios gratuitos mostram a história do Centro Histórico com guias

5 Min de leitura
Foto: Gilson Abreu

Em março, mês do aniversário da cidade, o Instituto Municipal de Turismo preparou um presente especial para quem quer conhecer mais sobre Curitiba. São três walking tours gratuitos que levarão profissionais do turismo para o Centro Histórico.

Os passeios guiados são realizados em três sábados de março – o primeiro foi no dia 8 e o demais nos dias 15 e 22 – e estão com as inscrições esgotadas. No primeiro, o grupo conheceu mais sobre a história de Curitiba com o casal de guias Patrizia de Souza Vicente e Roger Luiz Alves dos Santos.

“Ações como essa são importantes para repassar a nossa herança cultural para as gerações futuras, mas para isso você precisa ter a base da história do lugar”, explicou Roger.

A professora Luiza Bernardo, 57 anos, recebeu o convite da filha para participar do tour e relata que agora vê a cidade com outros olhos. 

“Eu sou aqui de Curitiba e não conhecia esses lugares. Com a correria da vida eu passava e olhava, mas não conhecia a essência, a história ou o contexto”, contou a curitibana Luiza.

Walking Tour

Cada sábado, o tour é preparado por dois guias diferentes da Escola de Turismo, para dar oportunidade de diferentes profissionais apresentarem a cidade a partir de seus olhos. O passeio começou na Praça João Cândido, passando pelas Ruínas de São Francisco, pelo Largo da Ordem e concluindo no Memorial de Curitiba.

“Foi uma forma que nós da Escola de Turismo encontramos de ofertar um olhar sobre a cidade para a população, nesse momento tão bacana que o prefeito Eduardo Pimentel lidera, o de reestruturação do Centro”, reforçou a coordenadora da Escola de Turismo, Grécia Correa.

A Escola de Turismo oferece palestras, eventos, cursos e oficinas gratuitos nas áreas de agenciamento, eventos, gastronomia, gestão de empresas, hotelaria, lazer e recreação, planejamento turístico e transportes. 

Mesmo com as inscrições do tour esgotadas, é possível entrar em uma lista de espera para os próximos sábados, a partir do Portal Aprendere.

Oficinas e palestras para o setor

Oficinas, palestras e cursos abordarão temas como turismo religioso, meio ambiente e a participação feminina na história da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da instituição.

Mulheres em Curitiba abre a programação

A próxima atividade do mês será a oficina Mulheres em Curitiba, ministrada por Ingrid Cristini. O evento acontece nesta terça (11/3), das 14h às 16h, no Sesc Paço, no Centro. 

A oficina propõe uma reflexão sobre o papel das mulheres na construção histórica e cultural da cidade, trazendo uma perspectiva de inclusão e representação no turismo local.

Turismo religioso e atendimento ao público

No dia 17 de março, o Senac recebe o curso Aperfeiçoamento ao Atendimento Turismo Religioso, ministrado por Leandro Ribeiro Fernandes. A qualificação ocorre das 14h às 17h e é voltada para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar no segmento, aprimorando as estratégias de atendimento a turistas que buscam experiências de cunho espiritual.

Meio ambiente e ecoturismo

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente sedia, nesta quarta (12/3), das 14h às 17h, uma palestra sobre as ações ambientais, seguida por uma trilha ecológica. A atividade tem como objetivo conscientizar os participantes sobre a importância da sustentabilidade no turismo e apresentar iniciativas locais voltadas à preservação ambiental.

Encerramento no Jardim Botânico

No dia 26 de março, das 9h às 11h, o Jardim Botânico recebe a palestra Curitiba Destino Receptivo, conduzida por Tânia Lucia. O encontro será realizado no espaço da ponte e visa destacar a capital paranaense como referência no acolhimento de visitantes, abordando boas práticas no setor e estratégias para potencializar o turismo na região.

Interessados devem garantir vaga com antecedência pelo site oficial.

 

Compartilhe o artigo