Curitiba avança com 205 km de asfalto, trincheiras da Linha Verde e trinário da Marechal Floriano

8 Min de leitura
Foto: Isabella Mayer/SECOM

Com trabalho intenso em todas as regionais, a Prefeitura de Curitiba encerra 2025 com um dos maiores avanços já registrados em obras de mobilidade urbana. Foram 356 intervenções, que representam 205 km de nova pavimentação – equivalente à distância entre Curitiba e Prudentópolis -, além do progresso das obras do Ligeirão Leste/Oeste e Novo Inter 2, que inclui a construção do Viaduto Curitiba-Pinhais, e a formalização de convênios que garantirão novas trincheiras para modernizar a Linha Verde.

O prefeito Eduardo Pimentel afirma que os resultados foram acima do esperado nesse primeiro ano de gestão, de acordo com o previsto no plano de governo.

“Superamos a meta na área da pavimentação e mostramos que o compromisso com os bairros está sendo cumprido. Entregamos mais de 130 km de asfalto novo e iniciamos outros 74 km. Em 2026, teremos mais entregas ainda porque a meta até 2028 é chegar a 500 km”, diz o prefeito.

PRO Curitiba

Coordenadas pelo Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras integram o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos até 2028.

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, reforça que o ano foi decisivo para destravar obras complementares da Linhas Verde aguardadas há décadas: as trincheiras na região da Vila de São Pedro e o trinário de viadutos da Avenida Marechal Floriano.

“Avançamos em projetos estratégicos que vão preparar Curitiba para as próximas décadas. Nosso foco é solucionar gargalos históricos e entregar infraestrutura de alto padrão para a população”, afirma Jamur.

Asfalto novo por toda a cidade

São 356 ações de pavimentação realizadas em 2025, boa parte solicitada pela população no programa de consultas públicas Fala Curitiba. Delas, 327 estão concluídas, assegurando 130 km de asfalto novo, e 29 estão em execução, com 74,7 km. O ano termina com 406 ruas beneficiadas.

Ingrid Aparecida Ribeiro de Oliveira, moradora da Rua Professor Raul Rodrigues Gomes, no Alto Boqueirão, comemora a reciclagem do asfalto solicitada no Fala Curitiba. “A rua estava esburacada e em dias de chuva formava poças. Solicitamos o asfalto pelo Fala Curitiba e as autoridades resolveram. Ficou muito bom”, conta Ingrid.

Fim da poeira e da lama

Para os moradores de 59 ruas a transformação foi completa e transformou o dia a dia. Ainda de saibro, elas receberam infraestrutura completa, com implantação de sistema de drenagem. São mais de 18 km de ruas que ficaram livres da poeira e da lama.

A diretora do Departamento de Pavimentação, Manuela Marqueño, destaca o impacto das obras. “Cada intervenção representa mais conforto, segurança e qualidade de vida”, disse Manuela.


 

Grandes obras estruturantes avançam

Duas grandes obras de infraestrutura viária, do projeto Novo Inter 2, foram concluídas e outras seis estão em andamento, chegando a quase 80 km de novos pavimentos, a maioria em concreto que é mais resistente e exige menor manutenção. São cerca de 133 Km de calçadas e 7 km de ciclovias.


 

Novo Inter 2

 

Foram concluídas obras na região do Tarumã e Capão da Imbuia (Lote 4 – Pacotes 1 e 2) e no Fanny (Lote 2 – Pacote 1). Na Rua das Andorinhas, no Novo Mundo, uma das contempladas, o comerciante Divonel Chaves destaca a acessibilidade como grande diferencial.

“Antes era cheia de buracos, de difícil acesso. Agora melhorou muito, está bem sinalizado, com calçadas acessíveis para cadeirantes e idosos. A expectativa é que o comércio ganhe força, porque rua boa atrai clientes”, afirma.

Quatro lotes de obras estão em andamento, com dezenas de ruas em obras: lote 3.1 (pacotes 2 e 3), no Xaxim; lotes 3.2 e 3.1 (Pacote 1), nos bairros Hauer, Boqueirão e Uberaba; lote 4 (pacotes 3 e 4), entre Curitiba e Pinhais, com a construção de um novo viaduto e duas pontes; lote 5 (pacotes 2,3 e 4) no Mercês.

Viaduto Curitiba – Pinhais

O novo viaduto vai modernizar e ampliar a ligação entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, no município vizinho. Terá 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido, além das duas pontes marginais sobre o Rio Atuba.

A intervenção inclui a requalificação de vias, implantação de novos pavimentos e calçadas, iluminação pública e melhorias na drenagem e faz parte do Lote 4 (pacotes 3 e 4) do Novo Inter 2.

VEJA AQUI como ficará o novo viaduto

Vem aí

As obras do Lote 1 do Novo Inter 2, nos bairros Seminário, Vila Izabel, Campina do Siqueira e Portão, cujo contrato foi rescindido, precisaram de nova licitação e estão previstas para iniciarem em janeiro de 2026. Já os lotes 2 (Pacote 2),no Novo Mundo e Capão Raso, e o 3.1 (pacotes 4, 5 e 6) no Xaxim, estão em processo de licitação.


 

BRT Leste/Oeste

 

Três lotes estão em andamento: 4.1 e 4.2, com obras no bairro Cajuru, e o 2.3, que compreende a requalificação das avenidas Sete de Setembro e Affonso Camargo e a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária, no Centro.


 

Complexo Tarumã

Estão em execução as obras do Complexo Tarumã, que inclui a duplicação do viaduto na Linha Verde, sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, e requalificação de 12 vias na região para formar as alças de acesso à estrutura.

Atualmente, os serviços contemplam a requalificação do pavimento da Victor Ferreira do Amaral, a finalização de calçada e pavimentação nas vias locais.


 

Calçadas para pedestres e acessibilidade

O ano também marcou a ampliação das calçadas com os novos padrões de segurança e acessibilidade, dando mais autonomia aos pedestres e democratizando os caminhos das pessoas com deficiência, idosas ou com crianças pequenas. Somente pelos projetos Novo Inter 2 e BRT Leste/Oeste, foram entregues 26.020 metros neste ano, enquanto 99.859 metros estão em construção.

Pelo programa Caminhar Melhor, outras duas importantes vias receberam novas calçadas acessíveis: Avenida Prefeito Erasto Gaertner, com 1.830 metros no Bacacheri, e a Rua Emiliano Perneta, com 1.900 metros no Centro. No total, 3.730 metros de novas calçadas foram concluídos nessas duas obras.

 

Compartilhe o artigo