A Prefeitura de Curitiba anunciou, na última quinta-feira (28), a liberação de R$ 380 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a ampliação da frota de ônibus elétricos no sistema de transporte coletivo da capital paranaense. O investimento permitirá a aquisição de 54 novos veículos, que serão integrados às linhas do transporte público da cidade.
Atualmente, Curitiba opera com sete ônibus elétricos em duas linhas: um na linha 863-Água Verde e seis nas linhas 010 e 011-Interbairros I, em sentidos horário e anti-horário. Com a chegada dos novos veículos, as linhas Novo Inter 2 e Interbairros II também passarão a contar com ônibus elétricos. No Novo Inter 2, os ônibus terão piso alto, enquanto na Interbairros II serão utilizados modelos com piso baixo.
A capital paranaense é pioneira no desenvolvimento de sistemas de transporte sustentável, tendo implementado o primeiro sistema de BRT (Bus Rapid Transit) no mundo, atualmente replicado em mais de 190 cidades. A nova frota elétrica reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a modernização do transporte público. Os ônibus serão inseridos nas canaletas exclusivas, que totalizam 80 quilômetros, e fazem parte do chamado “metrô de superfície”.
Além da expansão da frota, a cidade avança em projetos de infraestrutura no transporte coletivo. Recentemente, o corredor do Ligeirão Norte-Sul, que conecta o Pinheirinho ao Santa Cândida, foi finalizado. Outro importante projeto em andamento é o corredor da Linha Verde, previsto para ser concluído até dezembro. Medidas como pagamento facilitado por cartões de débito, crédito e smartphones também foram implementadas, visando atrair mais usuários para o sistema.
Com os novos ônibus elétricos, Curitiba dá mais um passo em direção a um modelo de transporte coletivo sustentável e eficiente, consolidando-se como referência em mobilidade urbana no Brasil e no mundo.