Curitiba foi eleita a cidade brasileira campeã no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes, levantamento feito pela Conexis Brasil Digital e pela consultoria Teleco.
O resultado foi anunciado na manhã desta quarta-feira (13/9), durante o Painel Telebrasil Summit 2023, em Brasília. O evento reúne as principais lideranças do setor de telecomunicações do Brasil, dos setores público e privado.
“O futuro se constrói no presente. Desde 2017, com nosso Vale do Pinhão, construímos o futuro de Curitiba com base na inovação que faz a transformação social. Usamos a tecnologia, o computador, a internet, as telecomunicações para atender as necessidades dos curitibanos e melhorar vidas. Este prêmio é um reconhecimento de que a cidade já experimenta o futuro que começamos a criar anos atrás e que hoje é modelo para outros municípios”, destacou o prefeito Rafael Greca.
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O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, e o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel, receberam a premiação na capital federal, em nome do prefeito.
O estudo avaliou 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes e o resultado é mais um reconhecimento nacional dos investimentos da Prefeitura de Curitiba, a partir de 2017, para tornar a capital paranaense uma referência internacional em smart city (cidade inteligente), com seu ecosssistema de inovação, o Vale do Pinhão.
“O ranking avalia a existência e o grau de utilização de serviços inteligentes nas cidades. A infraestrutura de telecomunicações é a base para a disponibilização desse atendimento para a população, beneficiando o cidadão com serviços públicos eficientes e que facilitam a sua vida”, explicou o coordenador de Infraestrutura da Conexis, Diogo Della Torres.
À disposição do cidadão
A capital paranaense chegou ao topo do ranking das cidades com serviços inteligentes no Brasil após a avaliação da oferta de serviços inteligentes à disposição do cidadão e usados pela gestão municipal nas áreas de Mobilidade Urbana, Governança, Saúde, Educação e Meio Ambiente.
Segundo o levantamento, Curitiba possui 21 dos 27 serviços inteligentes pesquisados. Nesta 6ª edição do ranking, a capital paranaense subiu cinco posições em relação ao levantamento do ano passado, alcançando o 1º lugar.
“Este resultado mostra todo o trabalho da Prefeitura feito em sinergia entre todas as secretarias e instituições municipais, que entenderam a necessidade de atuar com pensamento inovador, utilizando a tecnologia a favor da melhora da qualidade de vida de forma efetiva, sustentável e intersetorial”, destacou Dario Paixão.
Serviços inteligentes em Curitiba
Entre os serviços inteligentes que Curitiba oferta à sua população que destacaram a cidade no ranking Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes, da Conexis Brasil Digital estão:
Mobilidade Urbana
- O EstaR Eletrônico, com a compra de crédito por aplicativo; os 50 pontos de bicicletas compartilhadas;
- Os 1,3 mil cruzamentos semaforizados e interligados ao Centro de Controle de Operações (CCO) que monitora e controla o tempo de abertura e fechamento dos sinais;
- O pagamento da tarifa do ônibus com cartão de crédito ou débito, relógios inteligentes e smartphones;
- O acompanhamento dos horários, rotas e itinerários de ônibus e seu deslocamento em tempo real pelo aplicativo Curitiba 156.
Governança digital (e-gov)
- Os novos aplicativos – como o Curitiba 156 e Curitiba App – e sites, como o da Secretaria de Finanças, que facilitaram a solicitação online de serviços – como certidões, alvarás e outros documentos – consulta de débitos e emissão de boletos, participação no programa Nota Curitibana;
- Os portais Guia Curitiba e Curitiba em Movimento simplificaram o acesso ingressos e matrículas em atividades culturais, de esporte e lazer ofertadas pelo município;
- O site do Instituto Municipal de Turismo (IMT) oferta todas as informações para quem visitar a capital paranaense.
- A integração digital de serviços acelerou processos da Procuradoria Geral do Município (PGM) e acelerou a abertura de empresas, que atualmente é de 2 horas, em média;
- A base de dados e-Cidadão, que permite ao curitibanoo acesso a serviços digitais da Prefeitura de Curitiba, de forma segura e simples.
Educação
- O cadastro das crianças que vão entrar na rede municipal de ensino é feito online.
Saúde
- O pioneirismo no prontuário eletrônico integrado, o lançamento do Aplicativo Saúde Já Curitiba e da Central Saúde Já permitiram ao cidadão acessar atendimentos, consultas e outros serviços do SUS Curitibano sem sair de casa;
- O app Saúde Já permite o agendamento de atendimento com a enfermagem e com a Odontologia nas Unidades de Saúde, a confirmação de exames e consultas especializadas e o acesso à carteira vacinal digital;
- Pela Central, já são mais de 800 mil teleatendimentos com profissionais da Saúde, em teleconsultas e videochamadas.
Segurança, Meio Ambiente e Governança
- A Defesa Civil conta com estações meteorológicas e hidrológicas com sensores para o acompanhamento das condições climáticas e hidrometeorológicas para ações preventivas, preparatórias e de mitigação;
- A Muralha Digital com suas 1,9 mil câmeras instaladas em diversos pontos da cidade e integradas à CCO reduziram em 40% a criminalidade onde estão dispostas;
- Com a inédita Parceria Público-Privada (PPP) com a Engie, Curitiba está implantando uma iluminação pública mais moderna, eficiente e amigável ao meio ambiente em 160 mil pontos.
A Conexis Brasil Digital
A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade. Dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o país e de conectar todos os brasileiros.