Na noite desta quinta-feira, um ônibus que transportava 28 policiais militares da 2ª Companhia do 33º BPM (Angra dos Reis) foi alvo de uma tentativa de assalto no Centro do Rio de Janeiro. Três ladrões aproveitaram o momento em que o veículo estava parado em um sinal de trânsito e forçaram o motorista a abrir a porta. No entanto, ao entrarem no ônibus, os criminosos foram surpreendidos por disparos efetuados pelos policiais a bordo. Pelo menos um dos assaltantes foi baleado e morreu no local.
De acordo com uma nota divulgada pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira, a tentativa de roubo ocorreu na Avenida Beira Mar. Dois policiais militares que estavam de folga reagiram ao assalto e abriram fogo, atingindo um dos criminosos, que não resistiu aos ferimentos. Um revólver foi apreendido com o assaltante morto, enquanto os outros dois conseguiram fugir.
Os policiais militares estavam retornando de uma cerimônia na Câmara de Vereadores do Rio, onde o comandante da companhia havia recebido a medalha Pedro Ernesto. A ocorrência foi inicialmente registrada por equipes do 5º BPM (Praça da Harmonia) e apresentada na 5ª DP (Mem de Sá).
A Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada para investigar a morte do homem, que ainda não foi identificado. As armas usadas pelos policiais foram apreendidas, e as imagens das câmeras de segurança da área estão sendo requisitadas para auxiliar na investigação. A perícia também foi realizada no local.