Crianças de várias regiões de Curitiba tiveram um sábado de muita diversão e prática de atividades esportivas.
O Festival da Amizade 2024 da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), reuniu no Centro de Esportes e Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri, 300 estudantes que estão matriculados nos 39 equipamentos da Smelj, espalhados nas dez regionais administrativas da cidade.
Os curitibinhas são integrantes dos programas Escola + Esporte = 10 (E+E=10) e Curitiba em Movimento e foram divididos em grupos e participaram de um circuito de atividades esportivas de aprendizado de skate, rúgbi, futebol americano, vôlei de praia e karatê.
Leque de possibilidades
O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, disse que o Festival da Amizade amplia os horizontes da criança.
“Normalmente, a criança pratica uma atividade esportiva na seu bairro. Quando ela participa do festival, existe um leque de possibilidades disponível, sem contar a oportunidade de congraçamento com outras colegas de outras regiões da cidade”, explicou Pijak.
As atividades do Festival da Amizade foram realizadas no período das 9h às 13h. Os participantes foram trazidos de ônibus especiais e receberam um lanche no intervalo das atividades.
Valores olímpicos
Para o gerente do programa E+E=10, George Antunes Mendes, é muito importante estimular os vínculos nas crianças.
“Nosso objetivo aqui é o de despertar os valores olímpicos, já que muito próximos das Olimpíadas de Paris, e incentivar a prática de esportes”, comentou Mendes.
Diversão garantida
A menina Isabel Gonçalves Dutra, 9 anos, que mora no Fazendinha gostou muito do Festival da Amizade.
“Muito legal e divertido. Eu costumo praticar de atividades esportivas e o que eu mais gostei até agora foi de jogar vôlei”, disse a garota.
Já Cristofer Rodrigues Pinheiro, 11 anos, que veio do outro lado da cidade, do bairro Sítio Cercado, também gostou do sábado recreativo.
“Muito bom participar das atividades. Joguei vôlei e agora vou participar do rúgbi e depois aprender a andar de skate”, comemorou o menino.
Domingo tem mais
Neste domingo, Dia das Mães, também tem atividades da Smelj para as famílias curitibanas. Nas Arcadas do São Francisco tem o Lazer nas Arcadas, ao lado da Feira do Largo da Ordem, das 9h às 13h, para todas as idades, com orientação dos profissionais da Smelj.
No Parque Olímpico do Cajuru, das 8h às 13h, a pista de BMX será liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade, com supervisão de um professor da Smelj. É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados e luvas fechados. Cada pessoa deve levar sua garrafa de água.